iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
'Desrespeito'

Margareth Menezes detona Claudia Leitte por mudança em letra de música

Ministra da Cultura criticou decisão da cantora em substituir palavra Iemanjá por Yeshua

Carlos Bahia

Carlos Bahia

13/12/2025 às 21:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A cantora e Ministra da Cultura Margareth Menezes criticou a também cantora Claudia Leitte pela decisão de trocar a letra de uma música que cita Iemanjá e substituir pelo termo Yeshua (nome original de Jesus em algumas religiões).


					Margareth Menezes detona Claudia Leitte por mudança em letra de música
Ministra da Cultura criticou decisão da cantora em substituir palavra Iemanjá por Yeshua. Fotos: Filipe Araújo/MinC e Reprodução/Instagram

Questionada a respeito do episódio, em que Claudia trocou o trecho da música Caranguejo, Margareth fez uma reflexão de um modo mais geral, afirmando a necessidade que o país tem de receber uma melhor educação racial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

"Precisamos de educação racial no Brasil. Esse episódio é mais um de desrespeito às matrizes africanas. A intolerância religiosa precisa ser tratada com a dimensão que ela tem. As simbologias de religiões como candomblé e umbanda são frequentemente alvo de ataques danosos. Em um país democrático, deve-se respeitar o direito de crença e expressão", disse, em entrevista à Revista Veja, publicada neste sábado (13).

A mudança da letra da música não aconteceu apenas uma vez. Claudia chegou a ser denunciada ao Ministério Público, acusada de racismo religioso, por conta da mudança realizada.

Episódio aconteceu no fim do ano passado

A situação viralizou após um vídeo do show da cantora no Candyall Guetho Square, em Salvador, com o projeto de verão "Soul De Rua", no dia 14 de dezembro. Nas imagens, é possível ver a artista cantando "Eu canto meu Rei Yeshua [Jesus em hebraico]" ao invés de "Saudando a rainha Iemanjá". A artista se tornou evangélica em 2014.


					Margareth Menezes detona Claudia Leitte por mudança em letra de música
​Foto: Reprodução / Redes sociais

Uma denúncia foi formalizada pela Yalorixá Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do Ilê Axè Abassa de Ogum, e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO) será analisada pela promotora Lívia Sant'Anna Vaz.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu a denúncia contra a cantora Claudia Leitte, que aponta uma suposta postura discriminatória da artista ao substituir o nome Iemanjá, Orixá das Águas, na letra do hit "Caranguejo (Cata Caranguejo)". A denúncia considera ainda que a conduta da artista foi difamatória e degradante.

Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Encontre-me no:

Instagram

Tags:

Mais em Nem Te Conto