A cantora e Ministra da Cultura Margareth Menezes criticou a também cantora Claudia Leitte pela decisão de trocar a letra de uma música que cita Iemanjá e substituir pelo termo Yeshua (nome original de Jesus em algumas religiões).

Questionada a respeito do episódio, em que Claudia trocou o trecho da música Caranguejo, Margareth fez uma reflexão de um modo mais geral, afirmando a necessidade que o país tem de receber uma melhor educação racial.
Leia também:
"Precisamos de educação racial no Brasil. Esse episódio é mais um de desrespeito às matrizes africanas. A intolerância religiosa precisa ser tratada com a dimensão que ela tem. As simbologias de religiões como candomblé e umbanda são frequentemente alvo de ataques danosos. Em um país democrático, deve-se respeitar o direito de crença e expressão", disse, em entrevista à Revista Veja, publicada neste sábado (13).
A mudança da letra da música não aconteceu apenas uma vez. Claudia chegou a ser denunciada ao Ministério Público, acusada de racismo religioso, por conta da mudança realizada.
Episódio aconteceu no fim do ano passado
A situação viralizou após um vídeo do show da cantora no Candyall Guetho Square, em Salvador, com o projeto de verão "Soul De Rua", no dia 14 de dezembro. Nas imagens, é possível ver a artista cantando "Eu canto meu Rei Yeshua [Jesus em hebraico]" ao invés de "Saudando a rainha Iemanjá". A artista se tornou evangélica em 2014.

Uma denúncia foi formalizada pela Yalorixá Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do Ilê Axè Abassa de Ogum, e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO) será analisada pela promotora Lívia Sant'Anna Vaz.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu a denúncia contra a cantora Claudia Leitte, que aponta uma suposta postura discriminatória da artista ao substituir o nome Iemanjá, Orixá das Águas, na letra do hit "Caranguejo (Cata Caranguejo)". A denúncia considera ainda que a conduta da artista foi difamatória e degradante.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


