icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NEM TE CONTO

Margareth Menezes lança CD e DVD documentário do Movimento Afropopbrasileiro

Trajetória agora possui registro áudio visual.

foto autor

29/05/2009 às 10:52 • Atualizada em 28/08/2022 às 9:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

margaOs primeiros passos da história do Movimento Afropopbrasileiro já possuem registro. Será lançado no dia 01 de junho, às 19h,no hotel Pestana Convento do Carmo, em Salvador, um CD com grandes canções de artistas e entidades afro, gravadas durante o espetáculo que aconteceu em 2007,no Teatro Castro Alves. Do encontro nasceu também o DVD documentário “A Expressão da Cultura Afro Baiana”, que narra o início da trajetória do Afropop. Idealizado pela cantora Margareth Menezes, o Afropopbrasileiro surgiu com o objetivo musical e artístico da cultura afro baiana através de representantes como Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Olodum, Muzenza e Cortejo Afro.

O CD reúne quinze canções que fizeram parte do espetáculo. A maior parte delas é conhecida do grande público como Alegria da Cidade, Eu Sou Negão, Canto ao Pescador e Olha o Gandhi Aí. Distribuído pelo selo Estrela do Mar, o CD não será comercializado, pois sua divulgaçãopossui cunho exclusivamente cultural. A direção musical e arranjos deste trabalho são de Beto Pelegrino.

maga03O DVD documentário “A Expressão da Cultura AfroBaiana” tem roteiro de Jorge Portugal, Rafaela Carrijo e Sérgio Siqueira, este último responsável também pela direção geral. “O registro traz desde os ensaios itinerantes do Movimento Afropopbrasileiro pela cidade até a participação no Carnaval, afirmando a presença da música e da cultura negra na cidade o ano todo”,explica a cantora Margareth Menezes. O show, que levou para o palco do Teatro Castro Alves a beleza desse universo, é mais uma etapa de um projeto que, além do lançamento do CD e do DVD documentário, inclui a turnê do espetáculo.

O projeto valoriza os cantores e os autores, que muitas vezes só se tornam conhecidos a partir de intérpretes de nome nacional. O roteiro explora as diferenças do ritmo, da “batida” e da cultura musical de cada grupo envolvido no movimento, daí sua importância para a música negra na Bahia. Além dos grupos afros, participaram do documentário os artistas Tatau, Saul Barbosa, Daniela Mercury, Virgínia Rodrigues, Mariene de Castro, Gerônimo, Jauperi, Neguinho do Samba, Banda Didá, Roberto Mendes e Mateus Aleluia (antigo Os Tincoãs). Ao lado de empresários, colaboradores e parceiros, essas personalidades fizeram parte do registro e ajudaram a falar do surgimento e dos planos do Movimento Afropopbrasileiro.

Faixas e Intérpretes do CD MovimentoAfropopbrasileiro:



Olha o Gandhi Aí/ Filhos de Gandhi – Filhos de Gandhi e Tatau
Fonte de Desejo – Altair
Yemanjá Amor do Mar/ Atlântida/ Afro Pop – Tonho Matéria
Povo vem Ver – Narcisinho
Essência do Amor – Dico
Grito de Guerra – Aloísio Menezes e Portela Açúcar
Alegria da Cidade – Margareth Menezes
Dara – Daniela Mercury
Deus do Fogo e da Justiça – Virgínia Rodrigues
Novos Rumos – Mariene de Castro
Eu sou Negão – Gerônimo
Negros Sudaneses – Shido
Canto ao Pescador/ Citação – Minha Jangada – Jauperi, Neguinho do Samba e Banda Didá
Manda Chamar – Roberto Mendes
Ogundê/ Cequecê – Mateus Aleluia

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto