Marieta Severo fez uma nova doação expressiva ao Retiro dos Artistas, instituição localizada no Rio de Janeiro que oferece acolhimento a artistas em situação de vulnerabilidade. A atriz de 78 anos contribuiu com materiais destinados à construção de cinco novas moradias, possibilitando a criação de uma nova área residencial no local, carinhosamente nomeada pelos moradores como Vila Marieta.

De acordo com Cida Cabral, administradora do Retiro dos Artistas, a homenagem é um reconhecimento pela ajuda constante que Marieta tem oferecido à instituição. "Mandamos fazer uma plaquinha. É uma singela homenagem a quem tanto nos ajuda", contou em conversa com o Uol.
Leia também:
A doação não só beneficiou diretamente a instituição, como também contribuiu para reduzir a fila de espera por moradia no Retiro dos Artistas, que atualmente ainda possui nove nomes aguardando uma vaga.
A ligação da atriz com o Retiro dos Artistas não é recente. Marieta Severo já havia se manifestado publicamente sobre o tema. Em 2023, durante um evento em parceria com o Sesc, ela defendeu abertamente o envolvimento da classe artística com a instituição, ressaltando a importância do apoio contínuo. "Todos nós, artistas, temos que ter consciência e estar presentes aqui. É um lugar que pode ser a nossa casa no futuro. Temos que ter esse tipo de consciência, estar presentes", afirmou.
Marcos Oliveira, o 'Beiçola', é um dos beneficiados

Um dos beneficiados diretos da doação foi Marcos Oliveira, conhecido por seu icônico papel como Beiçola em "A Grande Família" (2001–2014). Marieta Severo e Marcos trabalharam juntos por mais de uma década na aclamada série. Segundo a administração do Retiro dos Artistas, Marcos Oliveira já havia recebido outras ofertas de moradia na instituição.
"Coincidentemente, uma amiga dele voltou a falar conosco recentemente e unimos o útil ao agradável. Nada mais justo que oferecer uma casa doada pela Marieta ao Marcos. Ele ficou surpreso com a infraestrutura", disse Cida Cabral ao Uol.
A entrada de novos moradores no Retiro dos Artistas segue critérios técnicos. O processo pode ser iniciado por familiares, amigos ou pelos próprios artistas. “A equipe busca entender a real situação de vulnerabilidade daquele artista naquele momento”, explicou a administradora.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
