O retorno do câncer em Preta Gil, que anunciou o retorno ao tratamento da doença na última quinta-feira (22), chocou todos que acompanham a trajetória da artista. A cantora detalhou que quatro novos tumores foram descobertos durante exames de controle: dois são nos linfonodos da pelve, um no peritônio, outro no tecido do ureter. Em entrevista ao jornal O Globo, o médico de Preta Gil, Roberto Kalil, falou da forma como ela encara o tratamento da doença.
Preta concluiu o primeiro ciclo de quimioterapia do tratamento, feito no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O processo é realizado com a combinação dos medicamentos bevacizumabe e fluorucacila. As duas medicações fazem parte da classe chamada terapia alvo, ou seja, que agem com mais precisão na célula doente.
Leia também:
O bevacizumabe é a droga responsável pelo crescimento de vasos sanguíneos que fornecem nutrientes e oxigênio ao tumor. Já a fluorucacila inibe uma enzima que leva à morte da célula cancerígena.
"Preta é forte e gosta de viver, isso impacta positivamente no tratamento contra o câncer", disse o médico da cantora e diretor da Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, Roberto Kalil.
As sessões de quimioterapia irão durar três meses e os medicamentos serão aplicados em um intervalo de 12 dias. Em cada sessão, Preta ficará hospitalizada por cerca de 4 horas. Em seguida, a artista é liberada para casa com uma bombinha ligada na veira, que seguirá injetando a medicação por mais 36 horas.
Ainda segundo informações dos médicos de Preta Gil ao O Globo, a filha de Gilberto Gil ainda não teve nenhum efeito colateral devido à medicação e passa bem.
"Ela é resiliente e tem um olhar otimista e generoso com a vida. Isso faz toda diferença para o paciente e como ele reage às terapias", diz a cardiologista Roberta Saretta, da equipe do Sírio que cuida de Preta
Também faz parte da equipe que trata Preta Gil, os médicos Fernanda Cunha Capareli e Frederico José Ribeiro Teixeira Junior.
Preta Gil mostra momento especial com O Kanalha durante tratamento
Preta Gil concluiu o primeiro ciclo de quimioterapia do novo tratamento contra o câncer e não deixou de homenagear quem está a acompanhando neste momento difícil. A artista dedicou uma parte especial do agradecimento para o Danrlei Orrico, O Kanalha, com quem ela mantém um relacionamento.
"Primeiro ciclo concluído da quimioterapia do meu novo tratamento. Ter essa rede de apoio dos meus amores, o acompanhamento e cuidados dos meus médicos é essencial para o meu processo de cura. Vocês me dão força e ânimo para seguir! Obrigada todos, a Deus, meus Orixás e minhas Santinhas!", agradeceu Preta, em uma publicação no Instagram.
Na postagem, a cantora compartilhou um carrossel com fotos dos amigos e familiares que a visitaram durante este primeiro momento do tratamento. Entre os registros, Preta compartilhou uma captura de tela de uma conversa com o cantor baiano.
Preta e Danrlei vivem um romance desde o início deste ano e, apesar de nenhum dos dois darem rótulos ao relacionamento, a troca de carinho entre os dois é constante.
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!