iBahia > nem te conto
NEM TE CONTO

Professor de cinema da UFBA pede dinheiro pelo Facebook

Um dos críticos mais importantes da Bahia diz que está “à beira da calamidade”

• 04/08/2011 às 19:50 • Atualizada em 29/08/2022 às 16:05

Google News siga o iBahia no Google News!
André Setaro
Nesta quinta-feira (04), o conhecido crítico de cinema baiano André Setaro surpreendeu ao publicar na rede social Facebook um pedido de ajuda financeira aos amigos. Setaro, que é professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) há mais de 30 anos, disse que a sua situação beira a calamidade: “estou quase passando fome, assim como minha esposa e minha filha”. O crítico, autor do livro “Escritos sobre cinema – Trilogia de um tempo crítico”, é uma das personalidades mais importantes e polêmicas do audiovisual baiano.
— "Estou quase passando fome, assim como minha esposa e minha filha", desabafou Setaro
Com a saúde debilitada, o professor de 61 anos solicitou aos mais de 1,8 mil contatos da rede social para doarem R$10 para ajudá-lo a quitar as suas dívidas. “Safenado, hipertenso, diabético, estou sem tomar certos remédios, que são caros. O condomínio tem cinco meses de atraso. Há ameaça de corte de luz”, desabafou. Setaro alega que acabou se endividando para pagar o seu plano de saúde, por isso seu nome entrou para o Serasa e no SPC. No comunicado, o docente aproveitou para criticar a situação dos servidores públicos federais: “há 32 anos, desde 1994 o governo não dá um aumento real ao funcionalismo e, entre este ano e 2011, a inflação já beirou a quase 800%, enquanto o reajuste ficou em torno de 10%”, disse na internet. Desde então, vários amigos já demonstraram solidariedade. A jornalista e cineasta Ceci Alves, que falou com o Setaro na tarde desta quinta-feira (04), confirmou que a situação é séria. “Ele precisa de nossa ajuda para comprar comida e remédios. O professor está numa situação precária e precisa de toda ajuda que puder”, ressaltou em conversa ao iBahia. Na internet, muitos amigos encaminharam o pedido de socorro.  “Fiquei triste com essa notícia que, infelizmente, é verdade”, disse Louise Cibelle.
— "Ele precisa de nossa ajuda para comprar comida e remédios", disse a cineasta Ceci Alves
Alguns amigos já estão se mobilizando para organizar uma sessão especial de cinema para arrecadar dinheiro. “Além de ser um importante intelectual baiano, Setaro é um dos seres humanos mais nobres que existem. Vamos fazer nossa parte para garantir o seu bem-estar", afirmou Ceci Alves.Os interessados em colaborar podem depositar qualquer o valor em sua conta poupança no Banco do Brasil 648.427-1, agência 3457-6, variação 01, em nome de André Olivieri Setaro.

TAGS:

André Setaro Crítico de cinema Dívidas Facebook Professor Professor de Cinema da UFBA Ufba Universidade

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto