icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NEM TE CONTO

Racismo, violência, educação: pautas da ‘vida real’ invadem o BBB

Nesta edição do programa, diálogos sobre questões sérias da sociedade brasileira tem viralizado nas redes

foto autor

Redação iBahia

21/01/2019 às 18:50 • Atualizada em 31/08/2022 às 8:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

De tretas, o Big Brother Brasil sempre foi cheio. Nesta edição, no entanto, não são apenas as discussões pessoais que têm ocupado os participantes do reality. Embora ainda haja espaço para flertes e conchavos, a edição deste ano chama a atenção pela profusão de diálogos em que os participantes discutem temas sérios como racismo, violência e educação.

Nas redes sociais, são justamente esses momentos que têm viralizado. Um dos momentos mais comentados, por exemplo, foi quando Izabela e Tereza afirmaram ter sofrido “racismo” por serem brancas. A designer gráfica Gabriela interveio:

"Racismo vem de um sistema de opressão. Para nós, negros, sermos opressores, a gente tinha que estar no poder e não estamos no poder. (...) Para existir o racismo, vocês teriam que ter antepassados com 300 anos de escravização de brancos", explicou.

Outro momento em que Gabriela repercutiu nas redes foi quando ela pediu que Paula não usasse a expressão "cabelo ruim" para se referir a cabelos que não são lisos. "Ruim é preconceito, cabelo, não", respondeu a participante.

Já o carioca Danrley expôs as desigualdades que cercam o acesso à educação no país. Morador da Rocinha, ele disse que, para entrar na faculdade, precisou do apoio de professores, que pagaram por inscrições em provas e lhe deram livros de alunos de colégios particulares para que conseguisse uma nota boa no Enem.

Na piscina, Danrley ainda conversou com Gabriela e Rodrigo sobre a função da escola. Para ele, o professor deve fazer mais do que avaliar os alunos. "O papel do professor é você ajudar o aluno, fazer com que ele aprenda (..) e não ser que nem aquele professor que acha que quanto mais reprovar... A escola é o primeiro convívio com a vida social. (...). Você está ali para aprender muito mais do que com a matéria em si", discorreu.

Em outro momento, o estudante de Biologia de 19 anos ainda discutiu sobre como a questão da violência é tratada no Brasil. Na opinião do jovem, a máxima de que "bandido bom é bandido morto" não é válida. "Aí chega alguém falando assim, eu vou acabar com o crime, vou matar um bando de bandido e prender todo mundo. (...) Se matar bandido fosse acabar com alguma coisa, cara, hoje não teria mais bandido, porque o bando de gente que já morreu...", comentou o BBB.

Nas redes, participantes são acusados de racismo

Ao mesmo tempo, alguns participantes do BBB têm sido acusados de se comportar de maneira racista na casa. Um dos momentos mais criticados foi quando Gustavo deu a entender que Danrley não pertencia ao seu grupo de amigos por ser morador de comunidade.

Outro caso que está rendendo debates acirrados nas redes diz respeito ao comportamento de Isabella. Incomodada com o ronco de Rodrigo e Tereza, a miss fez uma reunião com os colegas de confinamento para tentar resolver a questão. Ela chegou a sugerir que houvesse um revezamento entre eles para não precisar conviver com o ronco alheio (principalmente do carioca) todos os dias. Alguns, concordaram. Outros, não.

A moça, no entanto, não reclama do ronco de Gustavo. Numa conversa na cozinha (vídeo abaixo), ela chega a dizer para Gustavo que "ama dormir ao lado dele". Enquanto isso, Rodrigo dormiu na academia para não incomodar os colegas.

Por conta dessa situação, internautas defendem que Isabella está agindo, veladamente, de forma racista. No Twitter, foram usadas as hashtags #ForaIsabella e #ForaIsabellaRacista. No Instagram, o perfil oficial da loura postou um vídeo com a universitária dando um presente a um guardador de carros negro como uma tentativa de responder às críticas. A irmã da BBB, Pâmela Nelson, ainda comentou o assunto:

— Isabella não é racista, não é preconceituosa. Todos estavam falando do ronco na casa, mas ela se manifestou de maneira errada. Rodrigo não tem culpa disso, e Isabella sabe. Mas acho que essa situação pode prejudicar a permanência dela na casa. Espero que as coisas melhorem.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto