Criadora de muitas histórias da televisão brasileira, Gloria Perez já fez o Brasil parar diversas vezes com os emocionantes finais de suas obras. Não diferente, a atual, "A força do querer", tem sacudido o país desde o primeiro capítulo. Abaixo, relembre desfechos marcantes da trajetória da autora:
As duas mães terminaram a novela compartilhando a guarda da criança As duas mães terminaram a novela compartilhando a guarda da criança Foto: Reprodução
Após o nascimento da criança, Ana e Clara passam a disputar a maternidade, e a questão é levada aos tribunais. Na última cena e após dois julgamentos, as duas mães aparecem de mãos dadas com o filho, dispostas a encontrar uma solução, independentemente da decisão final da Justiça.
Explode coração (1995): As famílias Sbano e Nicolich, seguindo os tradicionais costumes do povo cigano, fizeram um contrato de casamento para seus filhos Dara (Tereza Seiblitz) e Igor (Ricardo Macchi) quando os dois ainda eram crianças. “Explode Coração” tem início com a iminente chegada do noivo, que vem da Espanha para a realização do casamento.
Todos aguardam ansiosos pelo enlace, menos Dara, que não quer saber do compromisso assumido. A filha do rico comerciante Jairo (Paulo José) e da passional e alegre Lola (Eliane Giardini) quer mais do que estudar apenas o suficiente para aprender a ler, escrever e fazer contas, destino reservado às mulheres ciganas. Dara inicia uma relação pela internet com o empresário Júlio Falcão (Edson Celulari), de quem engravida.Após enfrentar muitos problemas, entre eles a solidão, Dara cede aos apelos da família e se casa com Igor, embora grávida de Júlio. Na cultura cigana, no dia do casamento a noiva deve dar uma prova de sua virgindade. Ciente da situação de Dara, Igor promete que, apesar de casados, não a tocará. E, para ajudá-la a forjar a falsa prova diante de sua comunidade, faz um corte no próprio pulso e suja a saia da amada de sangue. Dara permanece casada com Igor até o último capítulo da novela, quando dá à luz o filho. O parto, realizado numa praia, é acompanhado por Igor, que leva Dara e a criança ao encontro de Júlio, e parte para sempre.
Quatro anos depois, os dois se reencontram numa passeata no Rio de Janeiro. Malthus havia se tornado integrante da igreja progressista e lutava por ideais de justiça social.
O clone (2001): Cultura muçulmana, clonagem humana e dependência química são os principais temas de O Clone, que tem como fio condutor a história de amor vivida pela muçulmana Jade (Giovanna Antonelli) com o brasileiro Lucas (Murilo Benício). Lucas tem um irmão gêmeo, Diogo (Murilo Benício), cuja semelhança com ele se resume à aparência física. Diferentemente do introspectivo Lucas, Diogo é o típico rapaz namorador, alegre e brincalhão, considerado o mais indicado para suceder o pai, Leônidas (Reginaldo Faria). Diogo sofre um acidente de helicóptero e morre nos primeiros capítulos da trama. Diante da tragédia, Lucas volta atrás em seu compromisso de fugir com Jade. Sem alternativa, Jade retorna para sua família e se casa com Said (Dalton Vigh).
O clone Leandro (Léo), vive com a mãe e a avó, Dona Mocinha (Ruth de Souza), e tem Albieri como padrinho. Nem o rapaz nem sua família suspeitam de sua verdadeira origem. Em viagem ao Marrocos em companhia do cientista, Léo vê Jade e imediatamente se apaixona, exatamente como aconteceu com Lucas anos atrás. Ao descobrir a verdade sobre sua vida, ele vive uma crise, tentando descobrir seu lugar no mundo. Quando a história da criação do clone vem a público, Deusa – a “mãe de aluguel” – e Leônidas – o “pai biológico” – disputam Léo na Justiça. Gloria Perez recorreu à juíza Ana Maria Scarpezini para dar um veredicto na ficção: Léo é considerado filho de Leônidas e Deusa.
No final da história, Albieri e Léo – criador e criatura – desaparecem nas dunas do deserto do Saara, em cenas gravadas nos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Lucas e Jade terminam juntos.
Após as desaventuras da vida, novos relacionamentos, o casal de protagonistas não termina juntos. Sol fica com Ed (Caco Ciocler) e Tião com Simone (Gabriela Duarte).
Outra história que movimentou a trama foi a de Júnior (Bruno Gagliasso). Filho único da viúva Neuta, ele é um homossexual não assumido. Foi criado para ser um grande fazendeiro e um homem valente como o pai, o falecido Sinval. Júnior retorna a sua casa após anos de estudo na cidade, mas não se interessa pelas atividades rurais. O que ele gostaria mesmo é de ser estilista, porém não consegue dizer isso à mãe. Júnior se apaixona pelo peão Zeca (Erom Cordeiro), e os dois terminam juntos. O beijo entre os dois acabou não sendo exibido.
Caminho das índias (2009): Primeira novela brasileira a vencer o Prêmio Emmy Internacional, “Caminho das índias” se passava na Índia e no Brasil, com duas tramas centrais em cada país.
A novela teve como ponto de partida a paixão proibida entre dois jovens indianos de origens distintas: Maya Meetha (Juliana Paes), pertencente a uma tradicional família da casta dos comerciantes, e Bahuan (Márcio Garcia), rapaz que está se formando nos Estados Unidos, é funcionário de uma empresa americana, mas nunca esqueceu as humilhações que sofreu na infância por ser um dalit, um intocável – que, segundo os textos sagrados hindus, é oriundo da “poeira aos pés do deus Brahma”, considerado impuro.Apesar do amor por Bahuan e grávida dele, Maya se casa com Raj (Rodrigo Lombardi), apaixonado por Duda (Tânia Kalil). Ambos não se conhecem, mas seus pais seguem à risca as tradições, como o costume de casar os filhos com pessoas de sua aprovação.
Após muitos reviravoltas, o fim da trama é marcado Raj e Maya terminam juntos e apaixonados. Bahuan se casa com Shivani (Taila Ayala). A vilã Yvone (Letícia Sabatella) consegue fugir da prisão com a ajuda do carcereiro. Ela sabe que presas que ganharam benefício vão sair para visitar as mães e diz ao funcionário da prisão que queria abraçar sua mãe. Com pena, ele dá cobertura para a vilã ficar duas horas fora para ver a mãe. Só que Yvone sai e não volta mais. No fim, a psicopata acaba se dando bem.
No fim, após um rompimento, Morena e Theo se reconciliam na Turquia, e ela conta toda a verdade para o capitão, inclusive que ele é o pai de Jéssica, sua filha mais nova. A menina é sequestrada a mando de Lívia e enviada à Turquia para ser vendida, mas Theo consegue resgatá-la. Com a ajuda de Morena, a quadrilha é identificada, todos os traficantes presos e as vítimas, libertadas. Lívia chega algemada no aeroporto do Rio, após vários embates com Morena e a delegada Helô ao longo da trama. Theo e Morena voltam ao Alemão com Jéssica, e são recebidos com festa.
Ao passo que a polícia está engajada na busca do criminoso, Edu conhece a produtora de moda Ray (Débora Falabella). Ela trabalha e cria sozinha a filha, Larissa (Maria Eduarda Miliante), e sofre do transtorno de personalidade borderline. Ray se apaixona pelo “bom moço” e não imagina que ele é um assassino em série.
No fim, Edu foi preso, e Ray estava grávida dele. Porém, a autora deixou o destino final dos personagens em aberto para uma segunda temporada, que acabou não acontecendo.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!