O empresário e comunicador Silvio Santos já tentou disputar a eleição presidencial de 1989 pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB), extinto logo após o pleito. A eleição de 1989 foi a primeira pelo voto direto após quase três décadas.
Silvio Santos morreu aos 93 anos, neste sábado (17), devido a uma broncopneumonia após infecção de H1N1. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 1ª de agosto. Lenda da televisão brasileira, ele esteve a frente do Programa Silvio Santos desde 1963 e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, desde 1981.
Leia mais:
O apresentador oficializou sua candidatura duas semanas antes do primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro, mas foi contestada por partidos adversários. Devido a isso, a candidatura de Silvio foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 9 de novembro.
Ainda que não tenha sido aceita pela Justiça, a tentativa de Silvio agitou o processo eleitoral daquele ano. A eleição terminou com a vitória de Fernando Collor de Mello (PRN), que derrotou o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno.
Apesar de não conseguir concorrer, Silvio Santos foi bem nas pesquisas eleitorais
Conhecido pelo povo brasileiro, o apresentador de televisão figurou bem nas pesquisas eleitorais e chegou a alcançar 30% das intenções de voto nas sondagens, conforme dados do TSE.
Segundo o g1, os problemas com o registro do PMB e questionamentos sobre a legalidade da candidatura de um proprietário de uma rede de televisão pesaram a decisão da Justiça Eleitoral, que indeferiu a tentativa de Silvio Santos.