Durante a semana, vazamentos movimentaram a mídia internacional. O conteúdo, entretanto, está longe de ser relatórios secretos dos americanos no Afeganistão ou críticas com efeito devastador na diplomacia mundial. O vazamento da vez está nas colinas de Los Angeles, nos Estados Unidos. Quem caiu na rede agora foi a bela atriz americana Scarlett Johansson, 26 anos. Segundo a imprensa especializada, as fotos tiradas pela própria artista nua foram roubadas, de seu celular, por hackers, espécie de invasores virtuais de sistemas digitais. E não há como negar a veracidade das fotos da estrela de filmes como Homem de Ferro 2 e Encontros e Desencontros. O advogado da atriz soltou comunicado atestando ser mesmo a cliente nas imagens.
Wikileaks da fama As fotos de Scarlett coroam um período particularmente fértil para os curiosos ávidos por fotos reveladoras e outros detalhes de famosos. O HollywoodLeaks, por exemplo, sentiu fumaça no ar. O grupo de hackers faz uma paródia com o Wikileaks, site que ficou famoso em 2010 ao noticiar documentos secretos. Exemplos de material vazado pelo HollywoodLeaks foram fotos da rapper americana Kreayshawn sem roupa. Eles também assumiram a autoria da divulgação, na internet, dos números pessoais dos celulares de Miley Cyrus, da série de TV Hannah Montana, e Ashley Greene, do elenco da série Crepúsculo. Também vazou o roteiro de um filme com Tom Cruise no elenco. O grupo prometeu mais coisas em breve.
Essa não é a primeira vez que algo pertencente a Miley Cyrus vai parar na internet. Por mais de uma vez, fotos da cantora caíram na rede. Muitas vezes, especula-se que as próprias celebridades vazam a foto, em busca de notoriedade. Há ainda casos de amigos que vendem as fotos para tabloides sensacionalistas, como no caso da modelo inglesa Kate Moss cheirando cocaína em uma festa. FontesDos sites gringos, os destaques vão para o I Don’t Like You In That Way, o Perez Hilton, o Just Jared e o TMZ. A força desse último é tanta que eles foram os primeiros a noticiar a morte do cantor Michael Jackson, em 2009, no episódio classificado pelo respeitável jornal inglês The Guardian como o maior furo da década.
No Brasil, os destaques vão para o site Ego e alguns blogs como o Papel Pop. Outro blog que também discorre sobre o mundo das celebridades é o Morri de Sunga Branca. “Eu admito: adoro uma fofoca mesmo”, diz, entre risadas, o blogueiro baiano Ravel Brasileiro, 23, um dos donos do site, junto com Bianca Muller e Thiago Pasqualotto. E o que começou como uma brincadeira já virou profissão. Segundo Ravel, ele consegue sobreviver apenas com a publicidade do site, que registra aproximadamente um milhão de visitantes por mês, nos cálculos do blogueiro. O baiano afirma que o fluxo de vazamentos e notícias ligadas a celebridades aumentou muito desde a popularização da internet. Ele cita ainda o uso de redes sociais como Facebook e Twitter como catapultadores do sucesso desse tipo de material, por conta da possibilidade de compartilhar a fofoca. Mas o mundo da curiosidade sobre os famosos não é algo novo. Estima-se que cerca de 5 mil pessoas chegaram a trabalhar na produção de notícias sobre a vida íntima dos artistas entre os anos 20 e os anos 50 em Hollywood. “Em tempos de pós-guerras mundiais e com uma sociedade saturada de notícias sobre conflitos militares e diplomáticos, biografias de personalidades ligadas à esfera do entretenimento começaram a se estabelecer”, afirma Susan Liesenberg, 31, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, Susan analisa a exposição de celebridades em épocas de internet. PesquisaE a ciência explica um pouco o interesse por fofocas. A mestranda cita uma pesquisa realizada em 2009 pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, faz parte do desejo humano encontrar assuntos em comum para iniciar e manter conversas. Sendo assim, falar de pessoas famosas, por se ter informações abundantes sobre suas vidas, é um fator deflagrador dessas conversas e funciona da mesma maneira como se convencionou comentar sobre as condições climáticas. O estudante Rodrigo Porto, 22, é um dos amantes de sites de notícias sobre celebridades. “Quando vejo uma notícia assim em um site, clico para ler. O ser humano é curioso por natureza”, diz. E será que a curiosidade expôs a gata? A atriz Blake Lively caiu recentemente na teia ao ter suas fotos nuas divulgadas na rede. Curiosamente, Blake, uma das atrizes mais em evidência em Hollywood, é a estrela do seriado Gossip Girl. Ou Garota Fofoca, em português. Tá explicado.
Fofoca na internetTMZ: www.tmz.com Perez Hilton: www.perezhilton.com I Don’t Like You In That Way: www.idontlikeyouinthatway.com Ego: www.ego.globo.com Papel Pop: www.papelpop.com Morri de Sunga Branca: www.aimorridesungabranca.com
Scarlett Johansson foi a última vítima dos hackers em busca de fotos de famosos |
A cantora Christina Aguilera e a atriz Blake Lively também foram parar na internet |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade