|
---|
Targino Gondim segue o legado do mestre Dominguinhos |
O cantor, sanfoneiro e compositor Targino Gondim, um dos maiores nomes do forró na atualidade, lamentou a morte do amigo e parceiro de música Dominguinhos.
Veja também: Morre, aos 72 anos, o cantor e sanfoneiro Dominguinhos Famosos lamentam morte de Dominguinhos nas redes sociais Relembre os maiores sucessos de Dominguinhos Em carta aberta enviada à imprensa, nesta quarta-feira, Gondim, que havia prestado homenagens ao sanfoneiro durante os festejos juninos desse ano (veja vídeo abaixo), revelou sua última conversa com Dominguinhos, que morreu na noite desta terça-feira, às 18h, devido a complicações infecciosas e cardíacas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Como é difícil perder um amigo. E Dominguinhos foi mais do que um amigo pra mim: foi mestre. |
Legado de GonzagaExímio acordeonista, Targino é visto por críticos como o mais forte representante do legado de Gonzagão e Dominguinhos. Ele nasceu na cidade pernambucana de Salgueiro, mas aos dois anos de idade, para fugir da seca, a família Gondim se mudou para Juazeiro, na Bahia. Desde 1996, quando estreou com seu primeiro disco, já são 18 CDs e dois DVD lançados, muitas vezes com mais de um lançamento por ano. Em 2001 ganhou o GRAMMY com o álbum Esperando Na Janela e ainda o Troféu CAYMMI.
Leia a íntegra da carta de Targino Gondim: "
LAMENTO SERTANEJO Por ser de lá do sertão, lá do serrado, é que ele se tornou o grande mestre da sanfona.... Soube como ninguém, assimilar os ensinamentos de seu Luiz, do povo, da arte. Como é difícil perder um amigo. E Dominguinhos foi mais do que um amigo pra mim: foi mestre, incentivador, parceiro de músicas e shows, generoso, dedicado. Depois de tantos anos dividindo estrada e palcos, depois de tantos risos e casos contados juntos, de ver no seu olhar carinho e atenção, agora sinto o vazio da sua perda. Perde o Brasil o maior sanfoneiro, um excelente compositor e artista, um ser humano único, de uma bondade que poucos têm. Chora sanfona sentida em meu peito gemendo... Vai machucando, e meu peito de amor vai morrendo... Choram todas as sanfonas do meu Brasil! Minha última prosa com ele, em dezembro, dois dias antes de ser internado, foi sobre a música “Subindo ao Céu”, que estou gravando em meu futuro disco instrumental. Na ocasião ele dizia querer tocar, também... Coincidência ou não, o meu amigo agora me deixou sozinho com a sanfona no peito e se foi.... Subindo ao Céu !! Targino Gondim"
Homenagem a Dominguinhos:[youtube 6r3IuGYWKBE]
Targino Gondim e Dominguinhos:[youtube SFGIYicukzw]