Rosa (Suely Franco) voltará a ter um lapso de memória causado pelo Alzheimer nos próximos capítulos de "Dona de Mim", novela das 19h da Globo, e esquecerá quem é Sofia (Elis Cabral). A menina lida com a situação com naturalidade, tratando a avó como uma amiga. No entanto, Leona (Clara Moneke) alertará Samuel (Juan Paiva).

"Ao invés de insistir em levar sua irmã de volta para a mansão, você devia se preocupar com a saúde da sua avó", dirá a ex-babá.
Leia também:
O episódio acontece enquanto Leona ainda tem a guarda provisória da criança, mas Samuel já avisou que a família Boaz entrou na Justiça pedindo a reintegração de Sofia. A essa altura, Yara (Cida Moreno) já havia alertado Leona sobre a possibilidade, temendo que a neta volte a sofrer, como aconteceu após a perda da filha biológica. Mesmo assim, a ex-babá afirma: "A minha vida e a da Sofia já estão interligadas."
Com o avanço da doença, Rosa começa a confundir fatos e pessoas. Em um momento delicado, ela não reconhece Sofia, e o episódio emociona Samuel, que cai no choro. Leona, por sua vez, fala duro com o namorado: "Você precisa pensar na segurança da menina."
Pouco depois, o pior acontece: Rosa sai de casa com Sofia sem avisar ninguém, e as duas se perdem nas ruas. A avó, já bastante confusa, leva a neta até um local onde, anos atrás, funcionava um circo. A situação se torna ainda mais preocupante porque nenhuma das duas sabe como chegar ao bairro de São Cristóvão, onde vive Leona.
Antes, Rosa havia conseguido nomear Samuel como seu curador legal, impedindo que Jaques (Marcello Novaes) a interditasse. Além disso, a matriarca doa metade de suas ações da Boaz para Sofia, corrigindo uma injustiça do passado, já que o nome de Abel (Tony Ramos) havia sido retirado da certidão da filha, o que a impedia de ter direito à herança.
Rosa também convoca uma nova assembleia na empresa e propõe a destituição do atual presidente, Jaques. Com apoio do conselho, Samuel assume a presidência e sua primeira medida é: "Meu tio está fora da fábrica."
Antes de perder completamente a lucidez, Rosa faz uma lista de desejos, e um deles é trazer Sofia de volta para a mansão da família. A primeira ação concreta é entrar com um recurso na Justiça para que o nome de Abel volte à certidão de nascimento da filha. Quando Samuel compartilha isso com Leona, a resposta da ex-babá é direta e cheia de indignação: "Não é sobre papel, é sobre segurança. A menina tem pavor do Jaques!"
"Dona de Mim": Rosa dribla cuidadora e desaparece com Sofia

Mesmo com as divergências, Samuel continua insistindo que Sofia deve voltar para a mansão: "Agora mais do que nunca, ela precisa estar em casa. Rosa não pode esquecê-la de vez." A discussão entre ele e Leona termina de forma tensa, com o casal preferindo encerrar o assunto para não alarmar a criança nem a idosa.
Mais adiante, a sentença da Justiça sai, e Filipa (Cláudia Abreu) ganha a guarda definitiva da enteada. A contragosto, Sofia é obrigada a deixar a casa de Leona e voltar a viver na mansão. Por medo de Jaques, a menina passa a dormir no quarto da avó, que está cada vez mais desorientada, acreditando que ainda é jovem.
Percebendo o estado de Rosa, Sofia a convence a visitarem Leona em São Cristóvão. Mesmo com uma cuidadora contratada por Samuel, Rosa consegue enganá-la e sai com a neta escondida. Sem saber o caminho, ela chama um táxi e pede para ser levada ao centro da cidade. As duas desaparecem.
Desesperada, Filipa aciona a polícia, e o agente Marlon (Humberto Morais) assume o caso. Após buscas, ele encontra Rosa e Sofia em segurança, para o alívio de Leona e de todos que acompanham de perto a difícil trajetória da família.
Segundo o portal Na Telinha, essas cenas estão previstas para irem ao ar a partir do capítulo do dia 17 de outubro.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


