A contagem regressiva para a exibição da nova versão de 'Renascer' está prestes a acabar. Isso porque, no próximo dia 22, a trama vai ao ar e assume o posto da novela das nove, com o fim de 'Terra e Paixão'. O autor Bruno Luperi, neto do Benedito Ruy Barbosa, traz uma nova roupagem ao clássico da década de 90 escrito pelo avô.
A expectativa para a chegada da novela está alta por parte do público, mas também por parte do elenco e do autor, que não pouparam palavras emocionadas ao falar do remake durante uma coletiva de imprensa nesta terça (9). O iBahia marcou presença no encontro virtual e ficou por dentro do universo que envolve a nova versão de 'Renascer'.
Leia também:
Além de Luperi, atores como Marcos Palmeira, Theresa Fonseca, Juan Paiva, Rodrigo Simas, Renan Monteiro, Marcello Melo Jr., Jackson Antunes, Ana Cecília Costa, Sophie Charlotte, Gabriela Medeiros, Matheus Nachtergaele e Vladimir Brichta participaram do bate-papo.
Bruno Luperi, que também esteve a frente de 'Pantanal', entende o sentimento quase que 'sagrado' entre os brasileiros quando o assunto é novela, assim como as responsabilidades de entrar no imaginário do público.
"Pantanal e Renascer são duas obras primas do meu avô. Eu sou fã. Às vezes me critico, me coloco nesse lugar, e minha proposta não é recriar, é mais adaptar e trazer para os dias de hoje. Eu respeito profundamente o trabalho feito, eu tenho uma honra muito grande. Não tô aqui para reinventar a roda. É como se a Globo tivesse me oferecido a chave de um jardim plantado pelo meu avô há 30 anos", contou o autor.
Ao ser questionado sobre a obra original, Marcos Palmeira, que interpreta - desta vez - José Inocêncio, revelou que não reassistiu a novela de 1993, a qual também atuou.
"Eu não revi a obra. Fique muito feliz pela confiança, devo muito ao Benedito. O interesse é contar essa história realmente, trazer novas camadas. Não é de novo fazer aquela história, é fazer uma nova história. Não tem nada jogado fora. Quando você faz uma obra aberta, como a gente já tem noção, as novas camadas enriquecem o trabalho. Traz a realidade do cacau", começou Marcos.
Um dos pontos marcantes do personagem é a relação com os quatro filhos, principalmente, após o falecimento da mãe das crianças com o nascimento do caçula João Pedro - interpretado por Juan Paiva. Os três primeiros filhos José Augusto, José Bento e José Venâncio serão interpretados, respectivamente, por Renan Monteiro, Marcello Melo Jr. e Rodrigo Simas.
"O Benedito traz sempre esse pai que não reconhece o filho que é a cara dele. O João Pedro é o cara mais próximo, mas não consegue se enxergar nele e culpa a mãe", entregou Palmeira, que interpretou o filho mais novo na versão de 93.
Juan Paiva deixou mais do que claro, transparente até, a felicidade de dar vida a João Pedro e descreve o personagem: "um cara de muita força, que é dado da mãe, é um cara de muita vitalidade, do suor, do pé no chão, pé na terra". O destaque para as dificuldades do vínculo com José Inocêncio é nítido, bem como com as relações em volta deles.
Vale lembrar que ambos estão em um triângulo amoroso com Mariana, personagem interpretada por Theresa Fonseca.
Para Theresa, a jovem Mariana a "instiga em lugares que ainda não tinha sido visitados" por ela mesma. A atriz descreveu a personagem como "complexa", "carente" e "indecisa", a partir do momento que ela não sabe o que quer.
Quem dá rosto à Eliana, mulher de José Venâncio (Rodrigo Simas), é Sophie Charllote, que assim que soube do papel reassistiu 'Renascer' e se inspirou na personagem de Patrícia Pillar.
"Eu ainda não conversei com a Patrícia Pillar sobre a Eliana dela, mas assisti no Globoplay. Fui me inspirar, era uma novela que não havia assistido, mas sabia da importância dela. É uma experiência bem diferente", disse a atriz.
Sophie caracterizou a personagem como "divertida" e "sagaz".
Uma figura que transborda representatividade e força desde 1993, quando foi lançada a primeira versão de 'Renascer', é Buba, personagem intersexo. Na época, ela foi interpretada por Maria Luísa Mendonça. Mas, na versão que chega nas telinhas no próximo dia 22, a responsável por Buba é Gabriela Medeiros, uma mulher trans.
"Eu assisti a primeira versão. E o que eu tenho para dizer sobre a nova Buba é que ela não foi construída sozinha. Conversei muito com o Bruno, [tive] muitas trocas com o elenco, fiz muitas pesquisas sobre a personagem, e ela é instensa por si só. É uma personagem que mexe no fundo do meu âmago. Ela nasceu através dos meus poemas, desenhos... Ela é uma ninfa, para mim", contou Gabriela, que tem 22 anos.
Ela ainda ressaltou que pôde conversar com a primeira intérprete de Buba: "eu tive trocas com Maria Luísa, ela disse para ir no caminho da doçura".
Assista teaser de 'Renascer':
Victoria Dowling
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!