Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > novelas
Whatsapp Whatsapp
Reflexão

Relembre personagens de novelas que sofreram com o machismo

Inspirado na coluna de Jéssica Senra, o portal relembrou personagens que mudaram aos olhos do tempo

Lucas Mascarenhas • 08/11/2023 às 10:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Se hoje em dia as novelas exibem pautas como feminismo e busca pela liberdade, antigamente as tramas refletiam os problemas da sociedade como algo normal e passível de ser visto em qualquer horário.


				
					Relembre personagens de novelas que sofreram com o machismo
Ao longo do tempo, personagens tiveram mudança aos olhos do público. Foto: Reprodução/Globo

Atualmente, nas reprises, o público enxerga com outros olhos personagens que sofreram agressões ou foram taxadas como loucas em tramas como "Mulheres Apaixonadas" e "Mulheres de Areia".

Leia mais:

Já nos remakes, como o de "Renascer", é explícita a preocupação de mudanças com alguns personagens que sofreram críticas do público na época da exibição.

Na coluna de Jéssica Senra no iBahia dessa semana, ela fala sobre o lugar subalterno em que a mulher é colocada por diversas vezes ao longo da história, e o iBahia relembrou momentos marcantes de virada de chave em personagens das novelas que passaram pelo mesmo problema.

Mariana - Renascer

Em 1993, Adriana Esteves foi duramente criticada pela personagem Mariana em "Renascer", sucesso da Globo que vai ganhar remake no início de 2024.

Na época, aos 22 anos, ela foi detonada por fazer uma personagem mais sensual e colocada como culpada pelas relações que tinha com outros homens na trama.

O baque foi tanto que Adriana Esteves entrou em depressão, recusou papel em "Quatro por Quatro" e foi para o SBT, onde fez sua única novela na emissora.


				
					Relembre personagens de novelas que sofreram com o machismo
Adriana Esteves desenvolveu depressão após personagem. Foto: Reprodução/Globo

"Sou muito ansiosa e me cuido para nunca mais passar pelo que passei no início dos anos 1990, quando sofri de depressão. Tinha 22 anos, havia acabado de gravar 'Renascer' e entendi as críticas à personagem como um massacre a mim. Demorei uns dois, três anos para sair desse processo. Em 1995, eu renasci após a depressão", disse a atriz em entrevista para a Veja sobre o assunto.

Recentemente, com o remake de "Renascer", a emissora terá um zelo maior com a personagem. Ela será vivida por Theresa Fonseca, que esteve em "Mar do Sertão".

Heloísa - Mulheres Apaixonadas

Outra trama que está em evidência na Globo é "Mulheres Apaixonadas", em reprise no "Vale a Pena Ver de Novo". Na exibição original, em 2003, a personagem foi taxada como louca por conta do amor obsessivo a Sérgio, mas teve um novo olhar do público 20 anos depois.

Apesar da personagem se desesperar pelo amor do arquiteto, a trama de Manoel Carlos deixa explícito que ele dava em cima de outras mulheres, inclusive na frente da própria esposa e negando tudo posteriormente.


				
					Relembre personagens de novelas que sofreram com o machismo
Giulia Gam viveu Heloísa em "Mulheres Apaixonadas". Foto: Reprodução/Globo

No Twitter, usuários debateram sobre a questão nas últimas semanas. "Envelhecer é saber que Heloísa estava certa em tudo que pensava, único erro dela foi amar o marido galinha e fazer loucuras por ele", escreveu uma conta.

"Da primeira vez que passou Mulheres Apaixonadas, a Heloísa era tida como louca, rendeu até capa de revista esse assunto do ciúme doentio… Aí agora, prestando atenção na reprise, dá pra ver q o marido dela é simplesmente um otári* que passa a novela toda dando bola pras novinhas", disse outro perfil.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOVELAS :

Ver mais em NOVELAS