Se hoje em dia as novelas exibem pautas como feminismo e busca pela liberdade, antigamente as tramas refletiam os problemas da sociedade como algo normal e passível de ser visto em qualquer horário.
Atualmente, nas reprises, o público enxerga com outros olhos personagens que sofreram agressões ou foram taxadas como loucas em tramas como "Mulheres Apaixonadas" e "Mulheres de Areia".
Leia também:
Já nos remakes, como o de "Renascer", é explícita a preocupação de mudanças com alguns personagens que sofreram críticas do público na época da exibição.
Na coluna de Jéssica Senra no iBahia dessa semana, ela fala sobre o lugar subalterno em que a mulher é colocada por diversas vezes ao longo da história, e o iBahia relembrou momentos marcantes de virada de chave em personagens das novelas que passaram pelo mesmo problema.
Mariana - Renascer
Em 1993, Adriana Esteves foi duramente criticada pela personagem Mariana em "Renascer", sucesso da Globo que vai ganhar remake no início de 2024.
Na época, aos 22 anos, ela foi detonada por fazer uma personagem mais sensual e colocada como culpada pelas relações que tinha com outros homens na trama.
O baque foi tanto que Adriana Esteves entrou em depressão, recusou papel em "Quatro por Quatro" e foi para o SBT, onde fez sua única novela na emissora.
"Sou muito ansiosa e me cuido para nunca mais passar pelo que passei no início dos anos 1990, quando sofri de depressão. Tinha 22 anos, havia acabado de gravar 'Renascer' e entendi as críticas à personagem como um massacre a mim. Demorei uns dois, três anos para sair desse processo. Em 1995, eu renasci após a depressão", disse a atriz em entrevista para a Veja sobre o assunto.
Recentemente, com o remake de "Renascer", a emissora terá um zelo maior com a personagem. Ela será vivida por Theresa Fonseca, que esteve em "Mar do Sertão".
Heloísa - Mulheres Apaixonadas
Outra trama que está em evidência na Globo é "Mulheres Apaixonadas", em reprise no "Vale a Pena Ver de Novo". Na exibição original, em 2003, a personagem foi taxada como louca por conta do amor obsessivo a Sérgio, mas teve um novo olhar do público 20 anos depois.
Apesar da personagem se desesperar pelo amor do arquiteto, a trama de Manoel Carlos deixa explícito que ele dava em cima de outras mulheres, inclusive na frente da própria esposa e negando tudo posteriormente.
No Twitter, usuários debateram sobre a questão nas últimas semanas. "Envelhecer é saber que Heloísa estava certa em tudo que pensava, único erro dela foi amar o marido galinha e fazer loucuras por ele", escreveu uma conta.
"Da primeira vez que passou Mulheres Apaixonadas, a Heloísa era tida como louca, rendeu até capa de revista esse assunto do ciúme doentio… Aí agora, prestando atenção na reprise, dá pra ver q o marido dela é simplesmente um otári* que passa a novela toda dando bola pras novinhas", disse outro perfil.
Envelhecer é saber que Heloísa de mulheres apaixonadas estava certa em tudo que pensava, único erro dela foi amar o marido galinha e fazer loucuras por ele
— luísa (@luisadeux) November 2, 2023
da primeira vez q passou mulheres apaixonadas, a Heloísa era tida como louca, rendeu até capa de revista esse assunto do ciúme doentio…
— Thay (@thayribeirx) November 6, 2023
aí agora, prestando atenção na reprise, dá pra ver q o marido dela é simplesmente um otario q passa a novela toda dando bola pras novinhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!