Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > novelas
Whatsapp Whatsapp
Tô certo ou Tô errado?

'Terra e Paixão': veja o que Walcyr Carrasco acertou e errou na trama

'Terra e Paixão' está nas últimas semanas e a queda na audiência provocou mudanças irreversíveis na trama

David Cardoso / Tô certo ou tô errado? • 12/12/2023 às 7:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Eu me apego as coisas com muita facilidade e com novelas não é diferente. Desde muito pequeno eu tenho meu autor favorito e esse título é merecidamente de Walcyr Carrasco, que está escrevendo atualmente 'Terra e Paixão' na faixa das 9.


				
					'Terra e Paixão': veja o que Walcyr Carrasco acertou e errou na trama
'Terra e Paixão' é uma novela de Walcyr Carrasco. Foto: Reprodução / TV Globo

Walcyr Carrasco é um renomado autor de novelas, dramaturgo e escritor brasileiro. Nascido em 1951, em Bernardino de Campos, no estado de São Paulo, ele se tornou uma figura proeminente na televisão brasileira. Walcyr iniciou sua carreira como jornalista e escritor, antes de se dedicar à dramaturgia. Ele escreveu livros, peças de teatro e é reconhecido por seu talento multifacetado no cenário artístico brasileiro. Também se destacou por suas contribuições e é responsável por criar diversas novelas de sucesso na TV Globo.

Leia mais:

Walcyr Carrasco é conhecido por sua capacidade de criar tramas envolventes, explorar temas sociais relevantes e desenvolver personagens complexos. Seus trabalhos na televisão brasileira o consolidaram como um dos principais autores de novelas do país.

Alguns de seus trabalhos mais notáveis são: 'Xica da Silva' na TV Manchete, 'O Cravo e A Rosa' (2000), 'Chocolate com Pimenta' (2003), 'Alma Gêmea' (2005), 'Caras e Bocas' (2009), 'Amor à Vida' (2013), 'Verdades Secretas' (2015) e agora, 'Terra e Paixão'.

Como essa trama vai iniciar as últimas semanas, eu percebi que nunca tirei um dia para falar sobre esse luxo (na minha opinião) da teledramaturgia brasileira em 2023. Vamos lá?

Que história é essa?

'Terra e Paixão' começou com uma fotografia e história impecável. A vida da ex-professora Aline ( Bárbara Reis), sofre uma reviravolta após o assassinato de seu marido Samuel (Ítalo Martins), morto pelos capangas de Antônio La Selva (Tony Ramos), um poderoso produtor rural em Nova Primavera, cidade sul-mato-grossense. Aline, decidida a realizar o sonho de Samuel de transformar a fazenda em um negócio lucrativo, enfrenta uma guerra com La Selva, que almeja as terras da ex-professora.

Envolvida em um conflito pelo controle da fazenda, Aline conta com a ajuda de Jonatas, primo de Samuel e apaixonado por ela. Ao mesmo tempo, os irmãos Daniel (Johnny Massaro) e Caio (Cauã Reymond), filhos de Antônio, lutam pela sucessão na fortuna da família, sem saber que ambos se apaixonaram por Aline.

Caio, que a salvou na noite da morte de seu marido, e Daniel, que a auxilia nos negócios, acabam entrando em conflito não apenas entre si, mas também com La Selva.

Essa foi basicamente a trama central de Terra e Paixão até que muitas mudanças começaram e foi um Deus nos Acuda!

Mudanças


				
					'Terra e Paixão': veja o que Walcyr Carrasco acertou e errou na trama
Família La Selva em 'Terra e Paixão'. Foto: Reprodução / TV Globo

Após o primeiro mês de novela, a audiência não correspondeu às expectativas e mudanças começaram a surgir na história. A que eu mais sofri foi a antecipação da morte do Daniel por eu gostar muito do envolvimento dele com a mocinha.

O acontecimento mais certeiro foi a chegada da vilã, Agatha (Eliane Giardini), que para todos até então estava morta e chegou na cidade para causar.

Um outro grande destaque, que mais uma vez assumiu um papel cômico, foi Tatá Werneck interpretando Anely. Mesmo em momentos de drama, ela se saiu muito bem.

Em análise, as mudanças fizeram com que 'Terra e Paixão' mudasse completamente e os acontecimentos previstos nunca chegaram a acontecer (até o momento). Estamos buscando a vingança de Aline até agora, por exemplo. Por mais que Bárbara Reis seja uma atriz incrível, a protagonista não está entregando a vingança que prometeu no começo da história e no meio.

Opinião Sincera

Eu sempre tive receio de chegar aqui e falar de 'Terra e Paixão', mas eu posso falar que ela é uma boa novela, mas pela minha experiência com Walcyr Carrasco, ela poderia ter sido bem melhor se não fosse as interferências que ela passou para alavancar audiência.

O sucesso de uma novela pode ser atribuído a diversos fatores que capturam a atenção do público e o mantêm engajado ao longo da trama. Alguns elementos que contribuem para o sucesso de uma novela incluem:

  • A diversidade de gêneros, como drama, romance, comédia e suspense, pode atrair diferentes públicos. Uma novela que consegue mesclar esses elementos pode conquistar uma audiência mais ampla.
  • O ritmo da narrativa, com um desenvolvimento equilibrado das tramas e o timing certo para revelações e reviravoltas, é crucial para manter o interesse do público.
  • Novelas que conseguem despertar emoções fortes no público, como empatia, amor, raiva ou surpresa, muitas vezes têm maior probabilidade de se tornarem memoráveis.
  • A capacidade de manter uma audiência consistente ao longo do tempo é um indicativo importante de sucesso. Isso muitas vezes envolve a manutenção da qualidade e coerência na narrativa.

Vale ainda ressaltar que o sucesso de uma novela pode ser subjetivo e variar de acordo com os gostos e preferências do público. O equilíbrio entre esses diversos elementos é fundamental para a criação de uma novela bem-sucedida. 'Terra e Paixão' ainda está caminhando...

É isso meus queridos, até a próxima. Fui!!!

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOVELAS :

Ver mais em NOVELAS