Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > novelas
Whatsapp Whatsapp
NOVELAS

Veja as novelas que utilizaram cidades da Bahia como cenário

Segue uma lista de novelas que eternizaram cidades baianas e mostram um pouco dos cenários e cultura locais

• 21/08/2014 às 14:14 • Atualizada em 29/08/2022 às 21:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Verão Vermelho - A novela escrita por Dias Gomes foi a primeira do horário das 10, na Rede Globo. A história se passa na Bahia e se inicia no Iate Clube, com os personagens principais, Adriana (Dina Sfat) e Carlos (Jardel Filho), pais infelizes de Patrícia (Maria Cláudia), mas festejam os 15 anos da família e vivem de aparência. Indecisos quanto a separação, somente se definem quando Flávio (Paulo Goulart) aparece na trama e "balança" o casamento. Arlete Salles conta que, na gravação de sua primeira cena na Bahia, realizada em um saveiro, ela caiu no mar e teve de ser resgatada por Jardel Filho. A atriz não sabia nadar. O folhetim trazia questões polêmicas como o preconceito racial e o divórcio (não legalizado na época). A novela tem como cenário a Baía de Todos Santos, na capital baiana.
Renascer - A saga de José Inocêncio (Leonardo Vieira, na primeira fase e Antunes Fagundes, na segunda), fazendeiro em Ilhéus, chega a região e finca o facão aos pés do Jequitibá. Apaixona-se por Maria Santa (Patrícia França), após vê-la em uma festa do boi-bumbá. Tem quatro filhos e um último deles, João Pedro (Marcos Palmeira), tem em seu nascimento a morte da sua mãe, por complicações durante o parto. O que faz o Coronel cultivar um ódio mortal pelo filho. [youtube 8UCwNnwaZP8] A novela se passa na velha Ilhéus, nos períodos áureos do cacau. A trama traduz os conflitos da época, a disputa pelas terras entre os coronéis, o cultivo e preparo do cacau, a cultura e outras peculiaridades da Ilhéus cacaueira.
Tieta - E foi nas dunas paradisíacas de Mangue Seco na Bahia que a novela Tieta do Agreste foi gravada. Até hoje as praias são poucos exploradas e de grande tranquilidade e com cerca de 300 habitantes. A novela Tieta, exibida em 1987 e baseada na obra de Jorge Amado conta a história da protagonista (interpretada por Betty Faria) que leva o nome da novela. [youtube DlLbu7mUuw0] Tieta foi escorraçada da cidade, humilhada e expulsa pela família. Mas 25 anos depois volta rica e majestosa à Santana do Agreste, vilarejo fictício da novela. Mangue Seco fica a 300 quilômetros de Salvador. Para chegar ao local, a maneira mais fácil é seguir na estrada até Pontal, no Sergipe, e de lá pegar uma embarcação até Mangue Seco.
Porto do Milagres - Gravada em Canavieiras onde existe, na Mata Atlântica, a espécie Buchenavia hoehneana, que corre o risco de extinção. Livre adaptação de Mar Morto e A Descoberta da América Pelos Turcos, do escritor Jorge Amado. [youtube EU_VAJukp4M] Porto dos Milagres se sustenta em uma trama política que contrapõe o simplório pescador Guma (Marcos Palmeira), um representante do povo, ao poder exercido pelo inescrupuloso Félix (Antonio Fagundes) e sua ambiciosa mulher, Adma (Cássia Kiss). O melhor acesso é via Ilhéus, pela BA 001. A região conta com praias paradisíacas.
Gabriela - Uma das novelas mais famosas gravadas na Bahia tem Ilhéus, mais uma vez, como cenário principal. A trama é adaptada do livro de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela e retratava a vida de Gabriela, simples moça do sertão baiano que fora para Ilhéus para fugir da seca nordestina. Moça sofrida, porém muito alegre, seduzia os homens; a novela mostrava o amor de Gabriela (Sônia Braga) com um estrangeiro que não aceitava seu comportamento, ora ingênuo, ora loucamente sensual. [youtube 3wX0pvlnnNU] Gabriela era uma morena brigona e ousada, que andava descalça e com vestidos extremamente curtos, e muito trabalhadora. Alguns cenários como o Bataclan e o bar Versúvio existem no romance e na vida real de Ilhéus.
Rosa Baiana - Veiculada pela antiga TV Bandeirantes, em 1981, a novela foi inteiramente rodada na Bahia.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOVELAS :

Ver mais em NOVELAS