Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > tecnologia
Whatsapp Whatsapp
Alerta

População baiana pode ter voz clonada em novo golpe do WhatsApp

Ferramenta é também um prato cheio para os fora da lei e golpistas de todos os tipos

Especial Publicitário • 20/07/2023 às 19:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					População baiana pode ter voz clonada em novo golpe do WhatsApp
Foto: Divulgação

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil, conforme apontam várias pesquisas tecnológicas sobre o assunto. São 169 milhões de contas cadastradas no país, segundo os dados oficiais da própria Meta. Por isso, a ferramenta é também um prato cheio para os fora da lei e golpistas de todos os tipos.

Todo mundo já ouviu falar nos golpes de clonagem de perfil, no qual os criminosos se passam por uma pessoa e pedem dinheiro a familiares e conhecidos. Isso acontece com o roubo dos dados da vítima, desde foto, contatos do celular e o nome completo.

Leia mais:

Com tantas mensagens de alerta ao longo do tempo, boa parte da população entendeu que pedidos de dinheiro pelo aplicativo costumam ser golpes. É sempre recomendável conferir a foto da pessoa, os dados e tentar contato com o número original para se certificar da situação.

Inteligência artificial a favor dos criminosos

O problema é que as tecnologias que beneficiam as pessoas de várias formas dessa vez deram uma poderosa arma para os bandidos. Alguns golpistas começaram a utilizar tecnologias capazes de capturar a clonar a voz de uma pessoa. Assim, eles reproduzem um áudio como se tivesse sido gravado pela vítima.

Uma rede de notícias famosa, a CBS, divulgou recentemente o caso de Jennifer Destefano, uma moradora dos Estados Unidos (EUA). Ela viver essa experiência horrível. A mulher recebeu uma ligação de sua filha de 15 anos, com a mesma voz, mas realizada por um criminoso que utilizou a inteligência artificial.

A garota pedia socorro na mensagem e os criminosos afirmavam ter sequestrado ela, sendo necessário pagar um resgate de 1 milhão de dólares. Destefano desconfiou do caso e conseguiu entrar em contato com a verdadeira filha. Por sorte, o caso acabou bem.

Contudo, esse tipo de golpe pode acontecer pelo WhatsApp e não apenas nos EUA, mas também por aqui mesmo, no estado baiano. Sendo assim, é importante redobrar a atenção.

Como a voz pode ser clonada pelo WhatsApp?

De forma geral, algumas inteligências artificiais recentes conseguem clonar a voz de uma pessoa a partir de 3 ou 4 segundos de diálogo. Ou seja, basta falar alguma coisa por pouco tempo e a IA poderá reproduzir sua voz com perfeição. Depois, basta inserir qualquer texto para que ela seja capaz de inventar o diálogo digital.

  • Prevenir golpes do gênero não é fácil, mas algumas dicas podem ajudar:
  • Evitar conversar com estranhos pelas redes sociais;
  • Não enviar mensagens de áudio para pessoas desconhecidas;
  • Não falar mais do que um “alô” em ligações para números desconhecidos;
  • Sempre checar seus contatos.


Fale com o WhatsApp

Se você desconfia que caiu em um golpe ou presenciou algo estranho em sua conta do WhatsApp, entre em contato com o suporte da Meta por meio do site whatsapp.com/contact. Descreva como você utiliza o WhatsApp e forneça todas as informações necessárias. Em seguida, toque ou clique em "Enviar pergunta" para entrar em contato conosco.

Você também pode fazer o seguinte: abra o WhatsApp > Configurações > Ajuda > Fale conosco.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TECNOLOGIA :

Ver mais em Tecnologia