A grande final de "A Fazenda 17" será nesta quinta-feira (18) e, para muitos, o campeão já está definido: Dudu Camargo. Isso porque o ex-pupilo de Silvio Santos (1930–2024) iniciou o reality sendo uma espécie de "diretor" dos próprios colegas de confinamento e, já nas primeiras semanas, conquistou o público.

Desde então, o jornalista despontou como um dos grandes favoritos e protagonistas, mas acabou perdendo o brilho nas semanas seguintes e pode ver o prêmio de R$ 2 milhões escapar.
Leia também:
Apesar de ter sobrevivido a uma temporada movimentada e vencido a Prova do Fazendeiro quatro vezes, batendo um recorde na edição - além de assumir o posto de maior recordista de Provas do Fazendeiro da história do reality -, o peão acumulou controvérsias que podem pesar na votação popular.
Confira abaixo 5 motivos para Dudu Camargo não ser o campeão de "A Fazenda 17":
1. Comentários machistas contra Duda Wendling

Este é, talvez, o ponto mais grave da trajetória de Dudu Camargo em "A Fazenda 17", para além de suas polêmicas externas. O apresentador fez comentários de cunho machista e misógino sobre a peoa Duda Wendling. Em conversas na sede, ele insinuou que a atriz estaria "usando os homens" na casa por ter se relacionado com outros colegas. A atitude foi amplamente criticada pelo público, gerando debates sobre o julgamento moral de mulheres solteiras no programa, o que certamente manchou sua imagem.
O advogado Adib Abdouni, representante de Duda, confirmou que irá acionar judicialmente o jornalista em razão das atitudes do peão dentro do reality show. Em entrevista ao Uol, o representante da atriz classificou o comportamento do ex-apresentador como “intolerável” e afirmou que buscará reparação na esfera criminal.
Segundo Abdouni, a equipe jurídica identificou a prática de crimes de injúria e difamação. O ponto central da acusação envolve um episódio em que Dudu teria utilizado um preservativo para tentar manchar a imagem da atriz, atribuindo-lhe uma conotação negativa. “Existem alguns fatos que são intoleráveis, até pela forma que agiram: a pessoa mostrar um preservativo, outro chamar de pizza, minibrotinho…”, listou o advogado.
2. "Perda de brilho" na reta final do jogo

O telespectador de reality show busca por movimentação e consistência. Dudu Camargo foi, sem dúvidas, um dos principais nomes do início de "A Fazenda 17", garantindo brigas, romance e o chapel de Fazendeiro. No entanto, na fase mais decisiva, ele diminuiu a intensidade e se viu mais na "sombra" de seu grupo, o que pode ter gerado a percepção de que sua relevância no jogo diminuiu quando mais se precisava de um forte posicionamento.
O público que o alçou ao favoritismo no início, por sua postura e brigas, pode ter se frustrado com uma reta final mais apática, abrindo espaço para outros competidores crescerem.
3. Passado polêmico

Para o público de reality show, o histórico de um participante fora do confinamento é frequentemente levado em conta na hora da votação. No caso de Dudu Camargo, ele carrega em sua bagagem uma série de polêmicas de sua carreira, principalmente após sua saída vexatória do SBT, em 2023, que podem influenciar a rejeição.
O jornalista, que comandava o programa "Primeiro Impacto", não teria conseguido chegar a tempo no banheiro e, por isso, teria defecado no chão do camarim. Ele teria usado uma toalha para limpar o espaço e a escondido atrás de um micro-ondas, transformando o camarim em um ambiente com cheiro ruim.
Além disso, ele foi condenado por importunação sexual precisou indenizar a cantora Simony; e também teve alguns comentários inadequados sobre a atriz Maisa Silva. Quando Dudu tinha 19 anos, Silvio Santos reuniu ambos em seu programa, em 2017, e o apresentador insinuou um possível namoro entre os dois, o que gerou desconforto e reações negativas de Maisa, que na época tinha 15 anos.

Esses fatos anteriores ao reality reforçam a imagem de um competidor com histórico de atitudes controversas, o que é um fator de risco para a vitória.
4. Manipulado por Saory Cardoso em romance

O envolvimento de Dudu Camargo com Saory Cardoso gerou debates e pode ter custado a simpatia de parte do público. No início do jogo, a ex de Marcello Novaes deixou claro que seu tipo ideal são homens mais velhos e que não se envolveria com Dudu. Embora ele deixe claro que tem uma "alma de mais velho" e adote um estilo que remete a figuras da TV clássica - chegando a imitar Silvio Santos e a afirmar que não usa redes sociais -, o romance com Saory fez o público questionar se a relação não seria apenas uma estratégia de jogo.
Além disso, Dudu foi bastante manipulado pela loira, que passou a exercer forte influência sobre o jornalista. Ela já o levou a mudar sua indicação à roça, terminou o relacionamento diversas vezes e passou a conduzir a relação conforme seus interesses. O fato é que Dudu se tornou outra pessoa após começar a se relacionar com Saory.

Para completar, ao que tudo indica, ele mantém uma relação mal resolvida fora do reality com Suyane Pessoa, ex-colega de trabalho e affair do jornalista antes do confinamento.
5. Ascensão de rival na reta final
Se a reta final de Dudu não deslanchou, o mesmo não se pode dizer de outros concorrentes, como Duda Wendling, que passou a ser vista como uma antagonista e cresceu significativamente em apoio popular, sobretudo após os ataques machistas.
A força de Dudu concentrada no início do jogo permitiu que Duda chegasse à final com uma narrativa de “superação” ou de “vítima”, dividindo os votos e tornando a disputa pelo prêmio mais acirrada do que ele esperava.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


