Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > tv
Whatsapp Whatsapp
2 de Julho

Bicentenário da Independência tem programação especial na TV Bahia

Homenagens começam ainda na sexta-feira (30), com Globo Repórter

Redação iBahia • 29/06/2023 às 20:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bicentenário da Independência tem programação especial na TV Bahia
Foto: Divulgação

Os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia terão um espaço especial na grade da Rede Bahia e nos portais g1 e iBahia. As homenagens serão iniciadas na sexta-feira (30), com o Globo Repórter.

No programa, que vai ao ar após a novela "Terra e Paixão", Camila Marinho irá percorrer a história e mostrar as belezas naturais nos principais cenários da luta pela liberdade.

Leia mais:

A edição ainda vai destacar a união de negros e indígenas na batalha, a exuberância preservada de Itaparica e as novas gerações do Recôncavo Baiano.

Sábado especial

O Conexão Bahia abre a grade de sábado e vai a Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, onde o repórter Filipe Correia mostra como a feirense Maria Quitéria, uma das principais personagens da história da independência, é homenageada na cidade, tendo sua história de vida e luta contada através da arte.

À tarde, no Mosaico Baiano, Paula Magalhães faz garimpo em um brechó do bairro de Itacaranha, no Subúrbio de Salvador, com o desafio de montar looks inspirados nas cores da bandeira da Bahia: o vermelho, o branco e o azul.

O time de jornalismo da Rede Bahia vai acompanhar de perto toda trajetória do fogo simbólico desde a saída do Recôncavo até a chegada em Salvador. Tudo será mostrado em flashes ao vivo e dentro dos telejornais Bom Dia Sábado, Bahia Meio Dia e BATV.

O 2 de Julho

No domingo (2), a programação vai ao ar antes do sol nascer. A partir das 5h35, Ricardo Ishmael estará ao vivo na Lapinha e mostra em primeira mão os preparativos para a cerimônia e os rituais que marcam o começo do dia, como a alvorada e a saída dos caboclos.

Em seguida, Georgina Maynart revela no Bahia Rural como as memórias do Rio Paraguaçu produziram manifestações culturais que preservam as histórias sobre a Independência da Bahia. E, para fechar o dia, após o Fantástico, a Rede Bahia exibe o documentário inédito "Bicentenário da Independência: heróis e heroínas da liberdade".

Com Ricardo Ishmael no comando, o programa faz uma viagem a Brasília para apresentar ao público o Livro de Aço onde estão registrados os nomes de homens e mulheres reconhecidos oficialmente como heróis e heroínas da pátria.

Da capital federal, a narrativa voa para o interior da Bahia, onde historiadores e pesquisadores contam como cada personalidade que aparece no livro deixou sua marca na luta pela liberdade.

O Bicentenário na sala de aula

Na terça-feira (4), o documentário "Bicentenário da Independência: heróis e heroínas da liberdade" será apresentado aos estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, em Sussuarana. A proposta é ampliar o debate sobre o Dois de Julho e aproximar a comunidade do especial produzido pela Rede Bahia.

“A independência do Brasil na Bahia é fato de extrema relevância para a história do país e o que estamos fazendo na Rede Bahia é garantir espaço importante na grade para que esse conteúdo possa ser alcançado por diversos públicos em todo estado, em horários e formatos especiais, na tv, na internet e no rádio. O nosso propósito é dar ampla visibilidade a um dos episódios mais importantes na construção do Brasil como ele é hoje. E com esse olhar, faz todo sentido que a gente estenda para uma exibição em escola, levando um documento histórico para o seu melhor cenário, que é a sala de aula”, diz a diretora Jornalismo do grupo, Ana Raquel Copetti.

Depois da exibição do documentário, o apresentador Ricardo Ishmael e o coordenador do projeto, Henrique Mendes, participam de um debate com alunos e professores.

Portais

Os produtos digitais também terão programação voltada para o Bicentenário. O g1Bahia está com uma editoria especial focada em pautas sobre a data celebrativa e o portal iBahia e a central de radiojornalismo também terão conteúdos diversificados. Entre eles, a Websérie "O Bicentenário é Aqui" e o Karaokê da Independência, que vai testar se o Hino ao Dois de Julho está na ponta da língua.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TV :

Ver mais em TV