Rosa (Suely Franco) terá uma notícia desagradável após realizar exames e consultas médicas em "Dona de Mim", novela da TV Globo. A mãe de Abel descobre que teve uma perda cognitiva e ficará tensa ao temer a morte.

Em cenas previstas para irem ao ar no capítulo desta sexta (20), ela ouvirá o diagnóstico da médica, acompanhada de Abel (Tony Ramos). "Tem uma alteração aqui nesse teste e, levando em conta a sua escolaridade...", a doutora Letícia (Kizi Vaz) dirá, e a paciente a interromperá com uma pergunta. "Eu tenho Alzheimer?", questiona Rosa.
"A gente vai associar esse teste a outras avaliações e também à sua história clínica. Até pra afastar algumas causas reversíveis, com exames de laboratório e imagem que podem contribuir pra esse possível transtorno cognitivo", explicará a especialista.
"Mas se eu tiver isso... Como vai ficar a minha família? Os meus filhos vivem brigando pelos negócios", a personagem de Suely Franco ressaltará. "A senhora pode organizar questões burocráticas e financeiras agora, já pensando no futuro", a médica aconselhará. Rosa ficará abalada e pedirá para ir ao banheiro.
Letícia reforçará a Abel como ele pode auxiliar a mãe. "É um momento muito delicado. Você já pode ajudar sua mãe com cuidados financeiros, cartões, contas. Essa vida diária que pode se complicar, por conta desses comprometimentos com a autonomia", dirá ela, e o empresário concordará.
Leia também:
Rosa planeja o futuro da empresa prevendo a morte em 'Dona de Mim'
Rosa comentará com Abel que, além das atividades do dia a dia, precisa começar a trabalhar para a sucessão. "Eu sei que preciso me preparar para essa mudança, mas ao mesmo tempo... Parece que é entregar os pontos", lamentará.

"Não vejo assim. É como a metáfora do livro da Ana Claudia Quintana Arantes. Se você soubesse que iria para uma viagem ao deserto, não iria se preparar? Então", tranquiliza Abel.
Mesmo assim, Rosa continuará aflita. Sozinha, ela irá para seu quarto, pegará uma folha de papel e anotará as coisas que precisa fazer antes de morrer. "Primeiro: Meu testamento e divisão das ações para assegurar a sobrevivência da fábrica. Segundo: Fazer um grande shabat com toda a família. É... Há muito tempo eu não faço isso e preciso lembrar das nossas origens", listará.
Ela continuará: "Terceiro: dividir as minhas joias entre minhas netas Ayla [Bel Lima] e Sofia [Elis Cabral]. Quarto: sair com cada um dos filhos e netos, um de cada vez, e falar o quanto eu amo cada um deles...". Neste ponto, ela se emocionará, começará a chorar e parará de escrever.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:

Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
