A Globo iniciou uma fase experimental com mininovelas, tramas curtas inspiradas nos formatos compactos dos doramas e k-dramas. O primeiro projeto da nova linha já conta com uma dupla de peso nos bastidores: Walcyr Carrasco e Cristiane Fridman, que retorna à emissora após duas décadas, depois de uma passagem pela Record.

Segundo informações da jornalista Carla Bittencourt, do portal LeoDias, a colaboração marca uma parceria inédita entre os autores, mas com funções bem definidas. Carrasco assina o argumento original da trama de "Êta Mundo Melhor!", novela das 18h que estreou na última segunda-feira (30), definindo personagens, estrutura e storyline dos primeiros capítulos. Já Cristiane Fridman será responsável por escrever a novela inteira, com liberdade criativa para desenvolver a narrativa e imprimir seu estilo ao roteiro. Ou seja, caberá a ela transformar a ideia inicial em uma história completa, com começo, meio e fim.
Leia também:
Esse modelo de trabalho lembra o que já ocorreu na TV nos anos 1980, quando Silvio de Abreu adaptou uma ideia de Janete Clair para criar "Jogo da Vida" (1981). Como antecipado pelo colunista Flávio Ricco, também do portal Leo Dias, a ideia atual é que Carrasco atue como criador de formatos e conceitos-base, enquanto outros roteiristas assumem o desenvolvimento total da obra - modelo semelhante ao adotado em "Êta Mundo Bom!", cuja continuação foi escrita por Mauro Wilson, a partir de uma proposta inicial de Carrasco.
Enquanto a autora Cristiane Fridman mergulha no novo desafio, Walcyr Carrasco já está focado em sua próxima novela das 21h, prevista para substituir a obra de Aguinaldo Silva na grade da Globo em 2026.
Ainda de acordo com Bittencourt, essa estratégia mais colaborativa e compacta faz parte do movimento da emissora para diversificar seus formatos, se aproximar da linguagem do streaming e responder às novas demandas de consumo do público. A mininovela protagonizada pela dupla será a primeira aposta concreta dentro dessa proposta.
Camila Queiroz revela motivo da ausência em 'Êta Mundo Melhor'
Intérprete de Mafalda em "Êta Mundo Bom!" (2016), Camila Queiroz não fará parte da continuação da novela. A atriz explicou que se encontrou com o autor Walcyr Carrasco para discutir a possibilidade de sua personagem ter espaço em "Êta Mundo Melhor!", que estreia nesta segunda-feira (30), mas ambos concordaram em não reviver a mocinha na nova trama das seis da Globo.
"Acho que é uma novela que foi muito especial. Não foi uma decisão só minha, acho que foi uma decisão nossa, tanto minha quanto da casa. A gente entendeu que seria melhor assim, mas foi uma decisão muito leve, muito tranquila", assegurou a artista à revista Quem.
Camila também detalhou a conversa com o autor. "Estive com o Walcyr, a gente conversou sobre isso e está tudo certo, está tudo bem. Não teve nenhum grilo por causa disso, como as pessoas imaginam, de jeito nenhum. Estamos todos muito satisfeitos com a nossa decisão."
Na trama, a novela das seis dará uma explicação para o sumiço de Mafalda. A personagem deixará uma carta explicando sua decisão de abandonar Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) para ficar com Romeu (Klebber Toledo).
"Cansei da nossa vida na roça. Ainda sô moça jovem e bela e quero conhecê o mundo, coisa que ocê num pode me oferecê. Tô indo com Romeu pra um lugar longe daqui. Num quero qui venha atrás de mim. Por favô, mi esqueça", será o conteúdo do bilhete deixado para o caipira.
Mesmo fora da sequência, Camila ressaltou a importância da novela em sua trajetória. "A Mafalda vai ser para sempre a personagem que marcou minha vida também, onde conheci o Klebber. As pessoas comentam até hoje sobre o 'cegonho' comigo, e estou torcendo muito por ela estar muito melhor", afirmou.
A artista também destacou o valor da história protagonizada por Candinho (Sergio Guizé): "É uma novela que é lúdica, que fala de amor, tem inocência, tem pureza, fala do interior, que é de onde eu sou. Sei que a gente se comunica muito com o pessoal da terceira idade nessa novela, porque tem uma pureza muito grande. Estou torcendo muito pelo sucesso dela, porque vai ser sempre uma novela que vai falar com o coração das pessoas".
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
