A Globo decidiu mudar o nome do programa "Panelaço Ao Vivo", que foi apresentado por Ana Clara Lima no GNT em 2023. Para a nova temporada, que estreia no mês que vem, a atração será chamada de "Panela Quente".
A mudança de nome foi motivada por uma ação judicial movida pelo apresentador e músico João Gordo. Ele acusou a Globo e o GNT de apropriação intelectual do nome e formato do seu programa de entrevistas "Panelaço", produzido desde 2014 e exibido em seu canal no YouTube.
Leia mais:
No ano passado, João Gordo anunciou o processo em uma publicação no Instagram. Embora o caso ainda não tenha sido resolvido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), a Globo decidiu alterar o título para evitar complicações adicionais.
João Gordo, junto com sua esposa, explicou que o nome "Panelaço" foi inspirado nos "cacerolazos" da Argentina, um tipo de protesto realizado por donas de casa do Movimento de Amas de Casa del País. Além disso, o projeto originou a Central Panelaço, um espaço cultural alternativo ainda ativo. Para financiar a ação judicial, João Gordo chegou a promover uma rifa em suas redes sociais.
Nova temporada de programa com Ana Clara estreia em outubro
Para manter o programa no ar, a Globo optou pela mudança de nome. A nova temporada de "Panela Quente" estreia em 21 de outubro e contará com 20 episódios ao vivo, exibidos às 20h. No programa, Ana Clara recebe dois convidados que cozinham seus pratos favoritos e conversam sobre diversos temas, incluindo culinária.