Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
Educação

UFRB oferece quase 2 mil vagas para o próximo semestre; confira

Oportunidades são para 56 cursos. Inscrições começam na sexta-feira (17) e seguem até o dia 2 de abril

Redação iBahia • 16/03/2023 às 21:20 • Atualizada em 16/03/2023 às 21:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					UFRB oferece quase 2 mil vagas para o próximo semestre; confira
Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrição nesta sexta-feira (17) para preenchimento de1.961 vagas para o próximo semestre, que é correspondente a 2023.1. As oportunidades são para 56 cursos de graduação. Os interessados não pagam para se candidatar. A inscrição fica aberta até o dia 2 de abril e pode ser feita no site de Processos Seletivos da UFRB. Confira edital

As vagas são destinadas aos candidatos nas formas de ingresso: Rematrícula; Transferência Externa; Portador de Diploma; Egresso de Curso de Mesma Nomenclatura da UFRB; Egresso de Bacharelado Interdisciplinar e Similar da UFRB; Profissionais do Setor Público; Terceiro Setor; Candidatos que participaram na modalidade de Discente Especial e Universidade Aberta à Maturidade:

Leia mais:

  • Rematrícula (RE): Destinada a estudantes da graduação da UFRB, que tiveram a matrícula cancelada em razão de abandono e que pretendam reintegração no mesmo curso.
  • Transferência Externa (TE): Destinada a estudante vinculado(a) a curso de graduação legalmente autorizado, ou reconhecido de outra instituição de ensino superior (IES), nacional ou internacional, pública ou privada, que pretenda transferir o vínculo para o mesmo curso ou curso afim da UFRB, conforme a tabela áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Portador de Diploma (PD): Destinada a diplomado(a) em curso de graduação, nacional ou internacional, que pretenda ingressar em um dos cursos de graduação da UFRB.
  • Egresso de curso de Mesma Nomenclatura da UFRB (EMN): Destinada a egresso(a) de curso de licenciatura ou bacharelado da UFRB que queira ingressar em uma nova modalidade formativa (licenciatura ou bacharelado) de mesma nomenclatura do curso concluído.
  • Egresso de Bacharelado Interdisciplinar e Similar da UFRB (EBI): Destinada a egresso(a) de Bacharelado Interdisciplinar e Similar da UFRB, que não tenha terminalidade garantida, que queira ingressar em um curso de segundo ciclo vinculado a sua terminalidade.
  • Profissionais do Setor Público (PSP): Destinada a agente público que tenha concluído o ensino médio e que queira ingressar em um curso de graduação da UFRB.
  • Terceiro Setor (TS): Destinada a candidato(a) que tenha concluído o ensino médio e que possua vínculo com associações comunitárias, organizações não-governamentais e entidades filantrópicas e deseje ingressar em um curso de graduação da UFRB.
  • Candidatos que participaram na modalidade de Discente Especial e Universidade Aberta à Maturidade (DEUAM): Destinada a egressos(as) dos programas Discente Especial ou Universidade Aberta à Maturidade da UFRB que queiram ingressar em um curso de graduação da UFRB.

A seleção dos candidatos, com exceção da Rematrícula, será exclusivamente a partir das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das edições de 2011 a 2022 e que, cumulativamente tenham obtido nota acima de zero na prova de redação e demais áreas de conhecimento.

Estão previstas duas chamadas. A lista da 1ª chamada será divulgada em 25 de abril. A 2ª chamada está condicionada à existência de vagas, cujo prazo para divulgação é dia 16 de maio. Após a chamada, a próxima etapa é a matrícula dos candidatos convocados, que compreenderá duas etapas, respectivamente: pré-matrícula online e confirmação de matrícula presencial.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação