A gente nem sempre se dá conta, mas conceitos como democracia e eleições não fazem parte da nossa rotina apenas no período eleitoral ou no ambiente dos partidos. É algo que está no nosso cotidiano. Nós fazemos política o tempo todo e entender isso é essencial pra viver em sociedade.
Esse é o assunto da primeira reportagem da série "Pra que serve a política?", do telejornal BATV, da TV Bahia, que foi ao ar nesta segunda-feira (19). Feito pelo repórter Eduardo Oliveira, com produção de Giulia Marquezini, o especial apresenta ainda nesta semana mais quatro reportagens sobre o assunto.
Leia mais:
Política vem do grego "polis", que quer dizer cidade, mas vai muito além disso, como explicou o cientista político Claudio André.
"A gente pode entender a política como o ato de organizar a vida em sociedade. A política envolve uma dimensão de poder. Um poder de decidir, de implementar ideias, valores e interesses".
E esse poder foi exercido de várias formas ao longo da história, até chegarmos à Grécia Antiga, na qual se baseia nosso sistema atual de organização de poder.
"A noção de política veio exatamente em uma perspectiva de buscar organizar o que pode e o que não pode. A gente mantem esse espiríto democrático, que quer dizer em grego 'governo do povo', 'um governo liderado pelo povo', para uma noção de democracia representativa em que o povo escolhe quem vai governar", conta o cientista.
É por isso que estamos acostumados a falar de política só quando pensamos nos políticos, mas já reparou que a gente faz política todo dia? Em casa, no trabalho, em todo lugar. E sempre com dois conceitos-chave: respeito e negociação.
""Acho que a gente foi criado nesse sistema de negociação. Não é só chegar e dizer: 'A minha vontade é isso'. Tem sempre uma negociação. Tem sempre um ouvir o outro e respeitar a opinião do outro. Um exemplo é que eu penso em votar em um candidato e meu pai em outro. E sempre houve o maior respeito", conta o estudante Thiago Costa.
Daí a multiplicidade da coisa. A gente precisa conviver com o diferente, que é democracia. Tema que será abordado na próxima reportagem do especial.
"Eu vejo que a democracia é exatamente importante pela capacidade da gente poder contestar o poder", disse o cientista político Claudio André.
Leia mais sobre Eleições 2022 em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também: