Eleições 2022: entenda diferenças entre zona e seção eleitoral


Foto: Agência Brasil

A eleitora ou o eleitor deve ficar atento à zona e seção eleitoral em que vota a cada ano de eleição, para saber se houve mudanças ou caso precise fazer essas alterações. Mas nem todo mundo sabe a diferença entre esses dois. Um glossário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizado na internet responde isso.

Zona eleitoral é a região geograficamente delimitada dentro de um estado, gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza e coordena as eleitoras e os eleitores ali domiciliados. Pode ser composta por mais de um município, ou por parte dele. Normalmente segue a divisão de comarcas da Justiça estadual.

Já a seção eleitoral é o local onde serão recepcionados as eleitoras e os eleitores que exercerão o direito de voto. Nela funcionará a mesa receptora, composta por mesárias e mesários nomeados pelo juiz eleitoral. Na seção eleitoral ficará instalada a urna eletrônica, equipamento no qual serão registrados os votos.

De acordo com o TSE, os dois são fundamentais para a distribuição e voto do eleitorado em uma eleição.

Glossário

O Glossário Eleitoral esclarece, de maneira simples, mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral.

Os verbetes trazem informações históricas e referências doutrinárias que traçam um panorama do desenvolvimento do processo eleitoral brasileiro, com os aperfeiçoamentos feitos pelos Poderes constituídos ao longo do tempo.

As expressões do serviço estão distribuídas em ordem alfabética para facilitar a consulta à expressão procurada.

Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.