Entre eleitores baianos, Lula tem 61% e Bolsonaro 20%, aponta Datafolha


Foto: Reprodução

A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgado nesta quinta-feira (25), e encomendado pela Rádio Metrópole, mostra as intenções de votos para presidente entre os eleitores da Bahia. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprece com 61% das intenções de votos entre os baianos. O atual presidente Jari Bolsonaro (PL) tem 20%.

Em terceiro lugar na pesquisa, Ciro Gomes (PDT) acumula 7% das intenções de voto. Simonet Tebet (MDB) e Felipe d’Avila (Novo) teriam 1%, cada.

Outros seis candidatos não pontuaram na pesquisa. São eles: Pablo Marçal (Pros), Léo Péricles (UP), Vera (PSTU), Soraya Thronicke (UNIÃO), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB).

Intenções de voto em branco, nulo ou em nenhum somaram 5%, outros 4% não souberam responder.

Entre as mulheres a vantagem de Lula sobre Bolsonaro no 1º turno é ainda maior: 62% a 16%. Entre os homens, a diferente é de 59% para o petista e 24% para o atual presidente.

O ex-presidente também tem ampla vantagem entre os menos escolarizados (68% a 14%), entre quem tem renda familiar de até 1 salário (69% a 13%), na parcela que se declara de cor preta (69% a 14%) e entre quem recebe ou mora com quem recebe Auxílio Brasil (68% a 17%).

Entre os eleitores com escolaridade médica, o petista 6% e Bolsonaro 25%. Já entre quem tem renda familiar superior a 2 salários, Lula lidera por 50% a 30%, e na fatia de brancos (53% a 27%).

Pesquisa Espontânea
O Datafolha também colheu respostas sobre as intenções de voto em formato de pesquisa espontânea. A pergunta foi: “Em outubro haverá eleição para presidente. Em quem você pretende votar para presidente em outubro?” Neste cenário, Lula lidera com 54%, e Bolsonaro tem 18%. Ciro Gomes aparece com 3%, e Simone Tebet com 1%.

Não souberam responder a pesquisa espontânea 18% dos entrevistados. Brancos, nulos e nenhum são 4%. Outras respostas somaram 1%.

A pesquisa ouviu 1008 eleitores entre 22 e 24 de agosto, em 63 municípios da Bahia. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Leia mais sobre Eleições em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Veja também: