Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > eleições 2022
Whatsapp Whatsapp
ELEIÇÕES 2022

Primeiro turno na Bahia: saiba o que marcou as eleições dos baianos

Mais de 11 milhões de baianos estavam aptos para votar. No estado, a abstenção chegou a 2.386.347 (21,34%) de eleitores

Redação iBahia • 03/10/2022 às 7:50 • Atualizada em 03/10/2022 às 8:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Primeiro turno na Bahia: saiba o que marcou as eleições dos baianos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A primeira parte das eleições na Bahia chegou ao fim. No dia 30 de outubro, último domingo do mês, os baianos voltarão às urnas para decidir entre Jerônimo Rodrigues, do PT, e ACM Neto, do União Brasil, no segundo turno da eleição estadual. Além disso, o pleito presidencial também terá mais quatro semanas de disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

No domingo (2), mais de 11 milhões de baianos estavam aptos para votar. No estado, a abstenção chegou a 2.386.347 (21,34%) de eleitores.

Leia mais:

  • Segundo turno

				
					Primeiro turno na Bahia: saiba o que marcou as eleições dos baianos
Foto: Reprodução iBahia e Redes sociais

Depois de 28 anos, a eleição para governador da Bahia será disputada no segundo turno. A definição ocorreu somente no fim do apuração, com 99,08% das urnas apuradas, às 22h50, de com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 99% das urnas apuradas, o ex-secretário de educação tinha 3.974.015 votos (49%) no primeiro turno e o ex-prefeito de Salvador, 3.294.467 votos (40%). João Roma (PL) recebeu 734.012 votos (9%) e ficou em terceiro lugar.

  • Reeleição no Senado

				
					Primeiro turno na Bahia: saiba o que marcou as eleições dos baianos
Foto: Gabriela Braga/ iBahia

Otto Alencar do PSD, foi reeleito senador pela Bahia neste domingo (2). Otto teve 57,48% dos votos, o que corresponde a 3.545.319 dos votos válidos, contra 25,25% de Cacá Leão (PP), segundo mais votado.

  • Maioria de votos para Lula

				
					Primeiro turno na Bahia: saiba o que marcou as eleições dos baianos

A Bahia foi o segundo estado com maior proporção de votos para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. No estado, 69,73% dos eleitores votou no petista, um total de 5.873.081 votos, contra 2047.599 de Jair Bolsonaro (24,31%).

Assim como a Bahia, os outros estados do nordeste também mostraram predileção por Lula. O local com maior proporção de votos foi o Piauí, com 74,25%.

  • Filas e aglomeração

				
					Primeiro turno na Bahia: saiba o que marcou as eleições dos baianos
Foto: Renan Pinheiro / TV Bahia

As eleições na Bahia foram marcadas por filas e aglomerações em diversas seções, tanto na capital quanto no interior. A Escola Susana Wesley, na Boca do Rio, foi um dos locais que registrou filas e muita aglomeração. No Colégio Bernoulli, na Pituba, um eleitor afirmou ao iBahia que esperou por mais de 3 horas, de 8h30 às 11h40, para votar e desistiu.

Outro local onde aglomerações foram registradas foi na Escola Municipal Eraldo Tinoco Melo, na Avenida Ulysses Guimarães, em Sussuarana. No Colégio Vera Lux, em Nova Brasília, Estrada Velha do Aeroporto, a fila durou mais de 1 hora para alguns eleitores.

No Colégio Sophia, em Itapuã, também na capital, uma mulher desmaiou enquanto aguardava na fila para votar. Segundo relatos, 15 idosos foram colocados para votar em uma única seção, o que gerou longas filas.

  • Urnas substituídas

De acordo com o último boletim divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), às 15h30, 38 urnas haviam sido substituídas no estado. O número representa menos de 05,% das urnas utilizadas nas Eleições Gerais no estado.

  • Crimes eleitorais

A Bahia registrou oito crimes eleitorais, de acordo com o último boletim publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), às 20h de domingo.

Em Barreiras, oeste da Bahia, um homem foi preso em flagrante com folhetos com fotos e nomes de candidatos e dinheiro. Além disso, oito pessoas foram detidas por boca de urna em diferentes cidades do estado.

O boletim também apontou um caso de queda de energia em zona eleitoral na Bahia, um incidente de segurança pública e defesa civil, bem como, três casos de crimes contra candidatos. Da mesma forma, o documento também indica que foram apreendidos mais de R$67 mil no estado.

  • Famosos baianos

				
					Primeiro turno na Bahia: saiba o que marcou as eleições dos baianos
Foto: Denis Bastystonne/AgNews

Estrelas baianas dos palcos, cinema, TV e redes sociais, saíram de casa neste domingo (02) para exercer o direito do voto nas Eleições 2022.

Famosos como Carol Peixinho, Tia Má e Daniela Mercury decidiram ir para as urnas mais cedo. Lore Improta revelou, por meio das redes sociais, que deixou para viajar após a votação. Léo Santana, marido da dançarina, também registrou o momento da votação.

Ivete Sangalo, que havia sido internada na véspera por causa de uma infecção intestinal, publicou nas redes sociais uma foto com o o título de eleitor e o comprovante de voto. Ivete ainda lembrou os seguidores que votar é um direito de todos.

“Onde há democracia há esperança! Votar é um dever, mas acima de tudo um direito!”, escreveu na legenda da publicação.

Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ELEIÇÕES 2022 :

Ver mais em Eleições 2022