O primeiro turno foi marcado por longas filas, demora no processo do voto e aglomerações na Bahia no domingo (2). Em alguns locais, a votação, que deveria ser encerrada às 17h, se estendeu até o final da noite para quem já estava nas filas. Entre eles, segundo moradores, está a cidade de Brejões, a cerca de 380 km de Salvador, onde até por volta das 23h ainda havia eleitores registrando votos.
Consequentemente, a apuração dos votos também atrasou no estado, se estendendo até a madrugada desta segunda-feira (3). É o que afirma o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Segundo o órgão, a concentração de pessoas nos locais de votação, provocada pelo número recorde de eleitores, além da quantidade de cargos em disputa, que aumentou o tempo de votação por eleitor, contribuiu para os problemas.
Leia também:
De acordo com o TRE, dos mais de 11 milhões de eleitores aptos a votar na Bahia, 8.874.841 compareceram às urnas no domingo - o que representa um percentual de comparecimento de 78,65%. A estimativa é de que esses eleitores e outros que não participaram do primeiro turno compareçam no segundo, no dia 30 de outubro.
Em nota, o órgão informou que já iniciou um diagnóstico imediato, ainda na noite do domingo, com as principais secretarias envolvidas no planejamento de eleições, com o objetivo de avaliar as ocorrências apresentadas e amenizar os principais desafios que poderão surgir na próxima eleição.
No posicionamento, o TRE pontuou ainda que, apesar das intercorrências classificadas pelo órgão como comuns aos grandes eventos, o pleito transcorreu dentro do esperado, "graças ao planejamento sistêmico feito junto às instituições parceiras, a citar, entre outras, as que integram as forças de segurança do estado e as concessionárias de serviços (empresas de telefonia, energia e água)".
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!