Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
1º Trimestre

Bahia e Salvador mantêm maior taxa de desocupação do país

Apesar do percentual, o estado está com 30 mil trabalhadores a mais que o mesmo período do último ano

Redação iBahia • 19/05/2023 às 10:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bahia e Salvador mantêm maior taxa de desocupação do país
Foto: Reprodução

A Bahia fechou o primeiro trimestre de 2023 com taxa de desocupação de 14,4%. A taxa foi a menor para o 1º trimestre em 8 anos, desde 2015, segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) Trimestral.

Entretanto, a Bahia se manteve, pelo quinto trimestre consecutivo, com a maior taxa de desocupação do país (8,8%). Apesar do percentual, o estado está com 30 mil trabalhadores a mais que o mesmo período do último ano. De janeiro a março de 2023, o estado baiano tinha 5,89 milhões de trabalhadores.

Leia mais:

O superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Bahia, André Urpia, explicou que alta na taxa de desemprego está relacionada aos desligamentos do trabalhadores temporários de fim de ano.

“Estamos no momento em que a gente está saindo do quarto trimestre [de 2022], em que a gente tem aquelas ocupações temporárias e os desligamentos todos dela, e quando a gente compara com o primeiro trimestre agora, a gente verifica esse comportamento de crescimento, chegando a essa taxa".

Salvador apresenta cenário semelhante. No 1º trimestre deste ano, a capital baiana apresentou uma taxa de desocupação maior do que a do estado como um todo (16,7%) e que também aumentou frente ao trimestre anterior (quando havia sido de 14,3%). Foi a maior taxa desocupação entre as capitais brasileiras pelo quarto trimestre consecutivo, desde que as informações da PNAD Contínua Trimestral voltaram a ser divulgadas para as capitais e regiões metropolitanas, no 2º trimestre de 2022, após dois anos de interrupção, em virtude da pandemia.

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por sua vez, a taxa de desocupação ficou ainda maior do que na Bahia e na capital: 16,9% no 1º trimestre de 2023. Também mostrou tendência de alta frente ao trimestre anterior (quando havia sido de 15,4%), mas deixou de ser a maior entre as regiões metropolitanas pesquisadas em todo o Brasil, sendo ultrapassada pela RM Recife (17,3%) e tendo agora a 2ª maior taxa do país nesta comparação.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos