A temporada para trainee está aberta. E para muitos recém-formados, esta época do ano é um momento-chave, pois é quando podem dar a tão desejada guinada na profissão. Porém, antes de mergulhar de cabeça nos processos de seleção para concorrer a uma vaga de trainee, é bom se preparar.
Os programas de trainee têm por objetivo capacitar o profissional por meio de um estruturado e complexo treinamento para que ele, em um curto espaço de tempo, esteja apto a assumir uma posição de liderança. Outra vantagem é que eles também oferecem ao profissional a possibilidade de atuar em todos os setores da empresa, para que compreenda o negócio de forma estratégica e adquira conhecimentos.
“Geralmente, nos processos de trainee a experiência profissional não é um pré-requisito, então, esta é uma boa chance para quem está buscando sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, além de ter a chance de começar em ‘grande estilo’, pois a remuneração e o pacote de benefícios oferecidos são muito competitivos”, explica Larissa Meiglin, supervisora de assessoria de carreira da Catho.
Para concorrer a uma vaga, mais do que ser recém-formado, é preciso possuir diversas habilidades e competências. Além disso, como as etapas costumam ser bastante cobiçadas, se este for o seu sonho, procure se informar sobre a empresa, suas políticas internas, valores, cultura e outros pontos.
Confira a seguir mais cinco dicas da especialista para que você aumente suas chances nas entrevistas de seleção para uma vaga de trainee.
1 – Seja pontual
Chegar atrasado a uma entrevista pode demonstrar desorganização e pouco comprometimento, o que causa impressões negativas. Caso ocorra algum imprevisto no trajeto, avise o quanto antes a empresa e tente negociar novos horários.
2 – Use roupas adequadas
O ideal é ir com uma roupa confortável e discreta, como camisa, calça e sapato social. Para causar uma boa impressão, é importante não usar decote, bermuda, chinelo, maquiagem muito carregada e perfume forte.
3 – Saiba se expressar
Evite o uso de gírias, erros de pronúncia, regionalismos e informalidade em excesso, o que demonstra forte despreparo e certa imaturidade por parte do candidato. Além disso, saiba destacar seus pontos positivos e, estrategicamente, omitir o que ainda tem a melhorar.
4 – Não minta
Mentir dados relacionados às habilidades e às experiências pode ser muito perigoso para a imagem profissional. Seja verdadeiro em suas respostas e se mostre disposto a adquirir as competências que contribuirão para o alcance dos resultados.
5 – Seja cordial com todos
A cordialidade é uma das características que mais chamam a atenção de quem vai contratar um trainee. Sendo assim, seja cordial com os funcionários da organização, os selecionadores e os demais candidatos. Também evite falar mal de ex-superiores ou colegas de trabalho.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade