O LinkedIn, rede social de negócios que permite a criação de perfis online voltado para aspectos profissionais, desenvolveu uma lista com mais de 10 empresas consideradas o sonho de trabalho dos brasileiros.
A empresa usou utilizou como metodologia para desenvolver a lista três fatores pelos quais os usuários da rede estão mais interessados no momento: candidaturas de trabalho, engajamento, com funcionários e também com a empresa diretamente, e retenção, baseado em quantos funcionários estão ficando por um ano ou mais na empresa.
Leia também:
A análise do LinkedIn levou em conta apenas empresas com mais de 500 funcionários, e considerou as ações executadas entre fevereiro de 2016 e 2017. Como acontece em todas as listas do site, o próprio LinkedIn e a Microsoft foram excluídas da corrida.
Confira as 10 empresas onde os brasileiros sonham em trabalhar:
1º - GPA - Varejo
O aumento de 5,6% nas vendas em relação ao ano passado projeta um bom ano para o GPA, que possui mais de 30 marcas e linhas de negócio sob sua tutela. Presente em 22 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, a empresa de varejo e distribuição é a maior empregadora privada do seu segmento de atuação no Brasil.
Número de funcionários no Brasil: 139.000
Curiosidade: O GPA está espalhado pelo país inteiro. São 2.092 lojas físicas, e uma área de vendas que beira os 3 milhões de metros quadrados.
No escritório: A sede da empresa abriga o GPA Clube. Ele oferece aos colaboradores, dentre outras atividades, aulas de ciclismo e grupos de corrida.
2º - Uol - Internet
Um dos pioneiros na internet no Brasil, o UOL comemorou 20 anos em 2016 com uma série de ações, que incluíram até um festival pré-carnaval, o CarnaUOL. Mais conhecido como portal de conteúdo, o UOL também atua nas áreas de pagamentos online, educação à distância e prestação de serviços e produtos online para pessoas físicas e jurídicas.
Número de funcionários no Brasil: 3.500
Padrinhos e Madrinhas: Novos funcionários são recebidos por um colega de equipe em que irá trabalhar, que o acompanhará nos primeiros dias na empresa.
Moderninhas: A empresa ajudou a aquecer o mercado de máquinas de pagamentos de cartão em 2016 com dois lançamentos em 2016: Moderninha Pro e Moderninha Wifi.
3º - Bunge - Produtos alimentícios
O ano de 2016 não foi dos melhores para as colheitas no Brasil: problemas climáticos fizeram com que as safras de soja e milho ficassem abaixo do esperado. O fato fez com que a Bunge Brasil, gigante do agronegócio, alimentos e bioenergia, caísse da 3ª para a 4ª posição entre as maiores exportadoras do Brasil. Em contrapartida, a empresa conseguiu reduzir 30% dos custos de back office financeiro com um novo centro de serviços compartilhados.
Número de funcionários no Brasil: 17.000
Jovens Engenheiros: A empresa tem um programa específico de contratação de engenheiros com 4 a 5 anos de formação para prepará-los para posições de liderança.
Sustentabilidade: Pela oitava vez a Bunge Brasil foi premiada pelo Guia Exame de Sustentabilidade, sendo reconhecida como a mais sustentável do agronegócio.
4º - Itaú - Bancos
Com lucro líquido de R$ 21,6 bilhões em 2016, o maior banco privado do país acaba de passar por uma grande mudança: Candido Bracher assumiu a presidência, ocupada por Roberto Setubal nos últimos 23 anos. O novo presidente afirmou que a internacionalização da marca segue entre os objetivos estratégicos, mas o Itaú Unibanco quer é reforçar a operação existente.
Número de funcionários no Brasil: 80.800
Inovateca: Na sede do banco, em São Paulo, uma área de mais de 200 metros quadrados com poltronas coloridas, paredes móveis e post-its é o ponto de encontro para a inovação.
Rede de ideias: Funcionários das agências são incentivados a dar sugestões para melhorar os processos do dia a dia do banco - as melhores ideias são premiadas.
5º - Kroton - Ensino Superior
A Kroton Educacional valoriza ao máximo a experiência dos seus clientes: no caso, alunos. Para se ter uma ideia, a integração dos recém contratado pela empresa é realizada em uma das salas de aula do grupo educacional. Para a empresa, é fundamental que o colaborador vivencie a experiência do aluno - e não são poucos: a Kroton é a maior empresa de educação do planeta.
Número de funcionários no Brasil: 26.800
Curiosidade: O programa de Ensino a Distância da Kroton tem mais horas de transmissão ao vivo do que a maior emissora de televisão da América Latina.
Vagas abertas: A previsão da empresa é de contratar mais 700 funcionários em 2017.
6º - Klabin - Papel e produtos florestais
Ultrapassar – em quase duas décadas – a marca dos cem anos e manter-se moderna não é tarefa para qualquer um. O segredo da Klabin, sem piadinhas intencionais, é permanecer em estado constante de reciclagem, buscando o melhor em cada profissional e incentivando os funcionários na construção da própria carreira. Como afirma a própria empresa, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil: “A Klabin é sustentável, sustentada por pessoas”.
Número de funcionários no Brasil: 13.600
Em até 140 caracteres: “A Klabin é uma empresa brasileira que cuida de suas florestas, de suas pessoas e das comunidades no entorno de suas operações”.
Oportunidades: Em 2016, a empresa contratou 2.854 novos funcionários. A expectativa para 2017 é de 2.500 novas contratações.
7º - TOTVS - Software
A multinacional brasileira líder em soluções de negócios na América Latina teve uma grande mudança em 2016 (no sentido literal do termo): as operações agora estão concentradas em uma nova sede, na zona norte de São Paulo. Diversas ações foram feitas com os funcionários, que participaram ativamente opinando sobre aspectos como nome das salas de reunião e a comida. Neste ano, a empresa inaugurou seu primeiro canal de vendas nos Estados Unidos, com escritório na Flórida.
Número de funcionários no Brasil: 10.700
Perfis mais procurados: A TOTVS busca desenvolvedores de software, profissionais para as áreas comercial e vendas e profissionais de serviços de implantação de software.
#SomosTotvers: Na recepção da nova sede há uma hashtag gigante, sucesso entre seus colaboradores nas redes sociais.
8º - LATAM Airlines - Linhas aéreas/aviação
Criada em 2012 a partir da fusão da chilena LAN e da brasileira TAM, a companhia aérea apresentou em 2016 sua nova marca global, inaugurada com um voo entre Rio de Janeiro e Genebra para buscar a tocha Olímpica. O ano da LATAM também foi marcado pelo lucro líquido de 69 milhões de dólares em 2016, primeiro resultado anual positivo da companhia.
Número de funcionários no Brasil: 26.000
Aporte Qatariano: No ano passado, a companhia Qatar Airways adquiriu, por meio de ações, 10% de participação na Latam, num total de 608,4 milhões de dólares.
Mudança de comandante: Em março deste ano, Claudia Sender foi substituída na presidência da LATAM Brasil. Seu substituto é o brasileiro Jerome Cadier.
9º - Raízen - Petróleo e energia
Formada por uma joint venture entre Shell e Cosan, a Raízen é líder na moagem de cana de açúcar e produção de etanol no Brasil. Com novo presidente desde abril de 2016 – Luis Henrique Guimarães –, a gigante do setor teve resultados expressivos no ano: só no último trimestre teve lucro líquido de mais de 1 bilhão de reais.
Número de funcionários no Brasil: 30.000
Gamificação: Os cerca de 3.000 caminhoneiros da rede de transporte participam do Rodeio de Caminhões, competição que premia os melhores motoristas em critérios de segurança.
Doce parceria: A Raízen se juntou à Wilmar, de Cingapura, para criar a joint venture Raw, que já nasce como uma das maiores exportadoras de açúcar do mundo.
10º - Anheuser-BUsh InBev
Com mais de 60 marcas no seu portfólio, a ABInBev (Ambev no Brasil) aposta no dinamismo de seus colaboradores para buscar sucesso. Por isso, a empresa não seleciona seus funcionários pelo diploma, mas sim pelo perfil profissional dos candidatos. O ambiente de trabalho é construído com base nesse mesmo dinamismo: todos compartilham o mesmo espaço, sem divisórias. As unidades tem espaços de convivência e distração. Só não vale beber cerveja no expediente. Ou vale?
Número de funcionários no Brasil: 32.000
Curiosidade: Cerca de 5 mil funcionários foram contratados no Brasil em 2016.
Abre aspas: “Temos o sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. Para alcançá-lo, procuramos engajar tanto o nosso time quanto a nossa rede de parceiros”.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!