Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Quais os desafios de empreender? Descubra aqui!

Quem deseja montar um negócio ou expandir um já existente deve saber da necessidade contínua de se manter sempre informado

Redação iBahia • 11/09/2016 às 20:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 6:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Quais os  desafios de empreender? Descubra aqui!
Redação Catho
Deixar de ser funcionário de uma empresa para se tornar o dono do próprio negócio é o desejo da maioria dos brasileiros. Entretanto, apesar da vontade, são poucos os que têm coragem para agir e transformar o sonho em realidade. Se você é um deles, saiba que é importante conhecer a fundo as oportunidades e os desafios de se empreender para aumentar as chances de sucesso e diminuir as de fracasso. Veja também: Anvisa abre hoje inscrições de concurso com salário de R$ 6 mil
Em dez anos, a taxa total de empreendedorismo no Brasil aumentou de 23%, em 2004, para 34,5%, em 2014, de acordo com pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o SEBRAE e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. O mesmo estudo apontou que três, em cada dez brasileiros adultos, possuem um negócio ou estão envolvidos em sua criação – o que explica a posição do Brasil no topo do ranking do empreendedorismo mundial.
“De alguns anos para cá, muitas pessoas estão colocando em prática um sonho antigo: empreender, ter o próprio negócio. Impulsionadas pelo desejo e pelo aumento do desemprego, muitos abrem a própria empresa, mas a maioria fecha as portas em menos de dois anos”, salienta o especialista em vendas, consultor e palestrante, Erik Penna.
Segundo Penna, todos podem empreender, mas alguns requisitos são fundamentais para que o sonho não vire pesadelo. “Gostar do que vai fazer, elaborar um plano de negócios, aprender com os erros dos outros, usar as tecnologias à disposição e fazer parcerias são algumas dicas que podem ajudar o futuro empreendedor”, esclarece.
Quem deseja montar um negócio ou expandir um já existente deve saber da necessidade contínua de se manter sempre informado, buscando conhecimentos e experiências; afinal, “cuidar de um negócio próprio não é fácil, mas é bom que não seja fácil, pois o fácil qualquer um faz, já o difícil, só os empreendedores eficientes e competentes”, completa.
Ficou interessado? Conheça a história de sucesso de Fernanda Payao e Lêda Yassunaga, donas da escola de dança ShivaNataraj, e descubra como as duas empresárias lidam com os desafios diários de gerir o próprio negócio.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos