Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
Dia do estagiário

Do estágio à contratação: conheça práticas que ajuda no crescimento profissional

Veja ainda características e comportamentos mais buscados pelas grandes empresas

Redação iBahia • 18/08/2023 às 8:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Do estágio à contratação: conheça práticas que ajuda no crescimento profissional
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, se comemora o Dia do Estagiário. Segundo informações do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Brasil conta com mais de 2 milhões de profissionais nessa modalidade e essa estatística demonstra a importância do estágio como oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.

Andrea Vieira, consultora de Recursos Humanos e de Carreira, explica que se tornar estagiário é uma ótima oportunidade de estar em contato com bons profissionais, de estar dentro da área de atuação ainda estudando e de captação de conhecimento prático antes da contratação em si.

Leia mais:

"A transição de estagiário para contratado é um objetivo muitas vezes almejado e pode ser realizada de forma estratégica e comprometida. É fundamental que o estagiário continue entregando um trabalho de alta qualidade e mantendo uma atitude positiva. Demonstrar comprometimento e dedicação ao longo do estágio é fundamental. Mostrar interesse em assumir responsabilidades adicionais ou participar de projetos desafiadores também despertam o interesse da empresa por este profissional”, disse ela em entrevista ao iBahia.

A empresa também tem um papel importante nessa condição. A oportunidade parte dela e por isso, o a aprendizado e o cuidado com o estagiário precisa ser diário. Ariane Novoleto, Química e responsável técnica pela filial Bahia das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte (IRRF) começou a carreira como estagiária e contou como foi essa trajetória.

				
					Do estágio à contratação: conheça práticas que ajuda no crescimento profissional
Ariane Novoleto, Química e responsável técnica pela filial Bahia das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte (IRRF). Foto: Divulgação
“Entrei na Raymundo como estagiária e já foi a realização de um sonho. E assim se iniciou uma nova etapa em minha vida de muito crescimento e muitas conquistas. A empresa proporciona um ambiente de muita humildade e muito amor pelo que se faz. E o que me fez crescer na Raymundo foi vestir a camisa desse legado, ajudar na evolução de pessoas, colaborar com novos projetos e não ter medo de novos desafios, e o principal, é que na Raymundo existe uma equipe de colaboradores e gestores incríveis que acreditam em seu potencial, eles ajudam, ensinam e assim evoluímos juntos”, conta Ariane.

Rafael Valença, engenheiro de produção, começou como estagiário em 2016 na Raymundo da Fonte e foi contratado logo que se formou em 2018. Ele disse que quando chegou no setor de estágio foi logo apresentado às rotinas, projetos em andamento e ao projeto dele de estágio.

“Sem dúvidas foi uma experiência única e enriquecedora profissionalmente, tanto pelas pessoas como pela valorização como profissional e a troca de conhecimentos, a qual levou à minha contratação”, conta Rafael. O engenheiro de projetos da indústria deixa a dica: absorvam todo o conhecimento sem pestanejar e vistam a camisa da empresa que entrarem.

Como ser um bom estagiário?

A consultora de carreiras faz um alerta: estar aberto a receber feedback sobre seu desempenho e buscar melhorar com base nas sugestões recebidas também é muito importante. Essa é uma dica que Caio Melo, engenheiro químico, que hoje atua como Analista Sênior de Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos da IRRF também traz: seja uma pessoa curiosa!

“Buscar compreender além daquilo que está no seu cotidiano, ter uma visão holística das áreas, das pessoas, dos processos e da fábrica como um todo, para encontrar como melhor contribuir com o desenvolvimento do nosso grupo. Muito importante também, não tenha medo de perguntar! Conte com as pessoas que estão com você para questionar, entender e aprender. É completamente normal não saber sobre uma máquina, um processo ou uma atividade”, ressalta o engenheiro ao iBahia.


				
					Do estágio à contratação: conheça práticas que ajuda no crescimento profissional
Andrea Vieira, consultora de Recursos Humanos e de Carreira. Foto: Divulgação

Está em busca de estágio? Anota as últimas dicas da consultora Andrea Vieira:

  • Use sua rede de contatos. Conexões podem levar a oportunidades de estágio não anunciadas publicamente.
  • Utilizem plataformas como LinkedIn e sites de emprego para buscar oportunidades. Mantenham sempre os seus perfis atualizados e sigam empresas de seus interesses.
  • Preparem-se para as entrevistas, estejam prontos para responderem perguntas sobre suas experiências, habilidades e motivações.
  • Aprendam habilidades que são valorizadas no mercado, como comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Como conseguir uma vaga?

Recentemente, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) promoveu o "Novo Momento CIEE", uma maratona de vagas que ofereceu mais de 11,2 mil oportunidades de estágio e jovem aprendiz em todo o país. Vale ficar atento ao site do centro. Além disso, há oportunidades no NUBE e do IEL.

Outro ponto importante é acompanhar as discussões em torno dos vários projetos de lei que estão sendo discutidos, mas a atual Lei de Estágio foi criada em 1977 e só teve uma mudança em 2008 (Lei 11788/08). Logo, podemos dizer que todo estagiário tem direito a Bolsa-auxílio, ao Auxílio transporte e deve cumprir 6 horas de estágio (com intervalo).

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos