Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Entender para atender: o desafio de quem trabalha com vendas

Siga as dicas para melhorar performance na arte de vender

Cristiano Saback • 25/09/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Entender para atender: o desafio de quem trabalha com vendas
Foto: Reprodução / Canva Pro

Para atuar nessa área você tem que gostar de gente e entender de gente. Já percebeu que na maior parte das vezes quem está vendendo um produto, um serviço ou uma ideia está com o foco no resultado? Na venda em si? Pois é, partindo desse princípio, acaba-se perdendo muitos clientes em potencial. Porque, quando se atropela o processo, o(a) venderdor(a) deixa de entender qual a necessidade real do cliente e de que forma pode melhor atendê-lo; para, aí sim, concluir uma venda e fidelizar. O primeiro foco é no atendimento.

É claro que a inteligência comercial, faz toda a diferença na hora de atender e fechar uma venda, mas você precisa dar informações de valor pelas quais o seu cliente se interessa: o porquê e pra quê o cliente tem interesse no produto ou serviço que você está vendendo.

Leia mais:

O maior desafio para concluir uma venda é entender sobre os mais diversos perfis de clientes. Por exemplo: existem aqueles que gostam de informações mais técnicas e outros que são mais práticos. Sabendo identificar, você personaliza o seu atendimento e tem mais possibilidade de fechar a venda.

Para vender mais e melhor, o preparo técnico e o preparo comportamental do profissional, influenciam diretamente na conquista do cliente. Quem não entende do seu próprio perfil, pode ter dificuldade de entender o outro também.

O primeiro está relacionado aos protocolos, às técnicas de venda e às informações do produto ou serviço. O segundo está relacionado à abordagem e a maneira como você percebe o cliente, podendo dessa maneira adaptar a sua comunicação e aí, então, envolvê-lo no processo de compra.

Então preste atenção nessas 03 dicas para ENTENDER PARA ATENDER:

  • Aposte no desenvolvimento de habilidades que impulsionem a sua comunicação interpessoal.
  • Estude o produto ou serviço que está em suas mãos, principalmente para aqueles clientes que gostam dos detalhes mais técnicos.
  • Para atender, crie repertório que pode ir dos assuntos mas triviais aos mais elaborados. Para isso, é preciso entender qual o perfil do seu cliente.

Lembre-se que, para concluir uma venda, o primeiro foco é no atendimento. Se você conhece o seu perfil, sabe que tanto ser técnico demais ou ter um sentido de urgência pelo fechamento, podem atrapalhar a sua venda, dependendo do perfil do seu cliente. Nem sempre a venda termina no fechamento.

O pós-venda é tão importante quanto todo o processo que antecede essa etapa. Então, prepare-se! A melhor maneira de crescer na área é se aperfeiçoar continuamente.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos