Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Gestão e Carreira

Etiqueta profissional: exigem mas esquecem do próprio umbigo

Siga as dicas para adotar posturas que ajudam na sua credibilidade profissional

Cristiano Saback • 24/07/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Etiqueta profissional: exigem mas esquecem do próprio umbigo
Foto: Reprodução / Canva Pro

No mercado de trabalho tem se exigido bastante postura profissional das pessoas: passando pela comunicação, sigilo profissional e cumprimento de acordos e promessas. Claro que nesse meio campo existem várias outras habilidades a serem consideradas.

Uma prática comum, por exemplo, é falar mal de um(a) colega para outros colegas e ainda querer respeito, quando se torna o alvo da “rádio corredor”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Lembre que a maneira como você se comporta na sua esfera profissional pode determinar credibilidade ou desconfiança mediante a sua atuação. E claro que para ter uma carreira bem sucedida você precisa construir e manter uma reputação crível e de respeito.

Muito do que envolve etiqueta profissional está ligado a comportamento. Comunicar-se bem está no manual. A maneira como você fala, como seu corpo se expressa e a forma como você se veste devem estar alinhadas com a sua atuação profissional. Lembre que a boa postura não é apenas diante dos clientes, mas também nas relações com seus colegas e, certamente, a forma como você contribui para um bom ambiente de trabalho conta muito a seu favor.

Aqui vão as minhas 03 dicas para ETIQUETA PROFISSIONAL:

  • 01 – Esteja com a sua atenção presente em reuniões e conversas profissionais.
  • 02 – Mantenha a discrição no que diz respeito a assuntos relacionados ao ambiente de trabalho. Nem tudo deve ser compartilhado com amigos ou em redes sociais.
  • 03 – Separe um tempo do dia para responder aos seus contatos profissionais através de e-mail ou telefone.


Vale lembrar que ser pontual nos seus compromissos é imprescindível para gerar confiança. O respeito às diferenças, também, é essencial para relações interpessoais saudáveis e promissoras. E, claro, exercite diariamente aquelas regrinhas básicas de convívio social: Bom dia, boa tarde, boa noite, me desculpe, muito obrigado, com licença e por favor. Afinal a boa educação é sempre benvinda.

Um último lembrete: que o quê você espera da etiqueta profissional no ambiente de trabalho seja, também, a sua prática diária na sua relação com os seus colegas e clientes.


				
					Etiqueta profissional: exigem mas esquecem do próprio umbigo
iBahia
Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos