Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Falar outro idioma é importante para a sua evolução profissional

Siga as dicas e escolha o idioma que impulsiona a sua carreira

Cristiano Saback • 31/07/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Falar outro idioma é importante para a sua evolução profissional
Foto: Reprodução / Canva Pro

Do you speak english? Parlez vous Fraçais? Hablas español? Não precisa se preocupar, a nossa coluna continua no bom e claro português. Temos um idioma muito rico, mas no âmbito profissional, para a gente se destacar, precisa aprender um novo idioma.

Você pode até achar difícil, mas com dedicação vai conseguir dar os primeiros passos e ir aperfeiçoando.

Leia mais:

Já atendi cliente, na mentoria de carreira, que foi aprender mandarim por conta do seu trabalho numa multinacional. Essa é uma decisão muito preciosa na nossa carreira, até porque nunca sabemos quando vamos precisar. De repente é justamente o quê você precisa para aproveitar uma oportunidade.

Pense bem, falar outra língua expande o horizonte, para conhecer novas culturas e novos hábitos. É uma evolução para a sua carreira e para a sua vida pessoal também. Infelizmente vejo que um dos melhores recursos para estimular e reforçar a aprendizagem de outra língua vem caindo por terra: os filmes e séries exibidos passaram a ser dublados em português.

Reverter esse quadro vai depender da sua iniciativa, já que existe a opção de assistí-los na versão original e escolher a legenda em português ou no idioma que você está aprendendo.

Então aqui vão 03 dicas para você para aprender e exercitar outro idioma:

  • 01 – Identifique um idioma que faça diferença na sua profissão e que vai abrir novas portas.
  • 02 – Assista filmes e leia livros no idioma que está aprendendo.
  • 03 – Comece a praticar com um nativo da língua. Existem várias possibilidades e canais para fazer isso. A internet é a melhor delas.


Eu comecei a aprender inglês na escola, porque era obrigação. Passei a prestar mais atenção nos filmes e também ficava traduzindo livros infantis que estavam naquele idioma. Fiz disso um hábito. Com os estudantes de intercâmbio que chegavam, quando eu estava no ensino médio, arriscava me comunicar.

Sempre deu certo, mesmo me atropelando eu encarava como aprendizado. Hoje sou fluente tanto falando quanto na escrita. Lembre sempre, que a prática tem que ser uma constante.


				
					Falar outro idioma é importante para a sua evolução profissional
iBahia
Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos