O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu as inscrições para o processo seletivo 2026 dos cursos técnicos gratuitos, nas modalidades integrada e subsequente ao Ensino Médio. Ao todo, estão sendo ofertadas 5.296 vagas em 24 cidades baianas.
Leia também:

Segundo o IFBA, 3.566 vagas são destinadas aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, oferecidos nas unidades da instituição localizadas nas 24 cidades participantes:
- Barreiras;
- Brumado;
- Camaçari;
- Campo Formoso;
- Euclides da Cunha;
- Eunápolis;
- Feira de Santana;
- Ilhéus;
- Irecê;
- Jacobina;
- Jaguaquara;
- Jequié;
- Juazeiro;
- Lauro de Freitas;
- Paulo Afonso;
- Porto Seguro;
- Salvador;
- Santo Amaro;
- Santo Antônio de Jesus;
- Seabra;
- Simões Filho;
- Ubaitaba;
- Valença;
- Vitória da Conquista.
As outras 1.730 vagas são dos cursos subsequentes e estão sendo ofertadas por 13 campi do IFBA nas seguintes cidades:
- Barreiras;
- Brumado;
- Camaçari;
- Euclides da Cunha;
- Eunápolis;
- Feira de Santana;
- Jacobina;
- Jequié;
- Juazeiro;
- Salvador;
- Santo Amaro;
- Simões Filho;
- Vitória da Conquista.
No campus Salvador, 777 vagas estão disponíveis para preenchimento. Dessas, 427 são destinadas aos cursos técnicos integrados nas áreas de Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Geologia, Mecânica, Química, Refrigeração e Climatização.
Para a modalidade subsequente, estão sendo ofertadas 350 vagas, distribuídas entre os cursos de Automação Industrial, Instalação e Manutenção Elétrica, Eletrotécnica, Manutenção Mecânica Industrial e Saneamento.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS), até as 23h59 do dia 30 de setembro.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 60, e o pagamento deve ser feito por boleto bancário. Pagamentos via PIX não serão aceitos.
Candidatos que se enquadrem nos critérios estabelecidos nos editais podem solicitar isenção total da taxa de inscrição. O prazo para solicitação e envio da documentação comprobatória é 19 de setembro.
Segundo os editais, há vagas reservadas para ampla concorrência, pessoas com deficiência, estudantes de escolas públicas, além de pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
O que são os cursos integrados?
O ingresso 2026 para os cursos da Educação Profissional Técnica na forma Integrada ao Ensino Médio é destinado a candidatos que tenham concluído o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) até a data da matrícula no IFBA.
As provas, compostas por questões objetivas, serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025. O conteúdo programático abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química e Física.
O que são os cursos subsequentes?
Já os cursos da Educação Profissional Técnica na forma Subsequente ao Ensino Médio são voltados exclusivamente para candidatos que já concluíram o Ensino Médio.
A seleção será feita por sorteio eletrônico, no qual as inscrições para cada curso disponível no edital serão distribuídas aleatoriamente. Em seguida, um sistema eletrônico irá gerar uma lista classificatória, que definirá a ordem de convocação dos candidatos. O sorteio está previsto para ocorrer no dia 4 de novembro de 2025.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

