Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
Veja detalhes

Inscrições, aplicação e mais: saiba tudo sobre o 'Enem dos Concursos'

Detalhes sobre o Concurso Unificado 2024 foram revelados nesta quarta-feira (10) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

Iamany Santos • 10/01/2024 às 21:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Governo Federal lançou nesta quarta-feira (10) o edital do Concurso Unificado 2024, que tem o objetivo de preencher 6.640 vagas no serviço público. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta, mais detalhes sobre o "Enem dos Concursos".


				
					Inscrições, aplicação e mais: saiba tudo sobre o 'Enem dos Concursos'
Serão mais de 6 mil vagas distribuídas em órgãos públicos da administração pública direta e indireta. Reprodução

Os candidatos só poderão se inscrever em um bloco temático e deverão priorizar os cargos a que querem se candidatar no ato de inscrição. As inscrições acontecem até o dia 9 de fevereiro e, para realizar o processo, os candidatos devem pagar uma taxa que varia entre R$ 60 e R$ 90.

Leia mais:

Os concurseiros poderão escolher entre 8 blocos temáticos, com áreas de atuação do estado desejado e o perfil profissional das vagas. Durante o processo, o interessado deve escolher um bloco temático, em seguida os cargos, ordernar a preferência entre estes cargos e, por fim, ordernar a preferência das especialidades.

Na prova, cada bloco será divididos em cinco eixos temáticos, que terão pesos diferentes a depender do cargo e especialidade definidos pelo candidato. Cada eixo temático terá 10 questões, totalizando as 50 questões do bloco.

O concurso terá quatro fases:

1ª fase: Terá provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de provas discursivas com caráter classificatório e eliminatório.

2ª fase: Consistirá em uma perícia médica (avaliação biopsicossocial); reserva de vagas para pessoas com deficiência.

3ª fase: Está é a fase em que acontece o procedimento de verificação da condição declarada; reserva de vagas para pessoas negras.

4 ª fase: Nesta fase acontece o procedimento de verificação documental complemnetar; reserva de vagas para indígenas.

Aplicação das provas

As provas do "Enem dos Concursos" serão aplicadas no dia 5 de maio, em dois turnos. No turno matutino, serão aplicadas as provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) e a prova discursiva de conhecimento específico do bloco para nível superior. As provas objetivas de nível médio também serão aplicadas pela manhã, assim como a redação.

No turno vespertino, serão aplicadas as provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões) para o nível superior e para os nível médio.

O "Enem dos Concursos" acontecerá em 220 cidades brasileiras e tem validade de 12 meses. As vagas serão preenchidas ainda em 2024 e os oito editais do processo seletivo devem ser publicados no Diário Oficial União. A prova deve ser reaplicada a cada dois anos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos