Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
Auxílio-doença

INSS: inteligência artificial vai detectar fraudes em atestados

Robô da Dataprev vai fazer uma varredura nos atestados médicos enviados pela internet

Mari Leal • 15/01/2024 às 13:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a utilizar, nesta segunda-feira (15), inteligência artificial para detectar possíveis fraudes em atestados médicos para liberação de auxílios-doença. O benefício é concedido quando o trabalhador precisa ficar afastado do serviço por mais de 15 dias por motivo de doença.


				
					INSS: inteligência artificial vai detectar fraudes em atestados
INSS vai utilizar inteligência artificial contra fraudes em atestados. Foto: Agência Brasil

O robô desenvolvido pela Dataprev vai fazer uma varredura nos atestados médicos que forem enviados pela internet, pela plataforma Atestmed. A análise feita pela inteligência artificial vai cruzar dados como nome, assinatura e CRM do médico no atestado, além de identificar o endereço de onde foi enviado o arquivo.

Leia mais:

O sistema substitui o atendimento médico-pericial por uma análise de documentos, nos casos em que o benefício é de até 180 dias.

Em 2023, mais de 1,6 milhão de pedidos chegaram ao INSS via Atestmed, mas quase metade (46%) não foi aceita porque não estava de acordo com as regras do instituto.

Segundo o órgão, faltava alguma informação no atestado ou algum dado gerou dúvidas, por isso, os trabalhadores foram encaminhados para perícia.

Tanto quem falsifica como quem usa o documento falso podem ser condenados a até 5 anos de prisão. Além disso, o beneficiário do INSS que comprou o atestado terá que devolver o dinheiro recebido e pode ser demitido por justa causa.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos