Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Inteligência relacional: uma habilidade chave para sua carreira

Siga as dicas e fortaleça as relações para o mercado de trabalho

Cristiano Saback • 21/08/2023 às 8:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Inteligência relacional: uma habilidade chave para sua carreira
Foto: Reprodução / Canva Pro

Inteligência relacional é uma habilidade essencial para criar e fortalecer laços. Algumas pessoas utilizam de manobra calculista e aproveitadora, aquele “venha a nós e ao vosso reino nada”. Mas dessa maneira as relações não se sustentam e se afastam do que essa habilidade se propõe. Quando esse padrão de comportamento acontece, acaba-se perdendo a credibilidade na relação conquistada e comprometer outras que estariam por vir.

O termo inteligência relacional pode-lhe ser familiar em algumas formas, como o networking. Mas vai além. A inteligência relacional se propõe a criar conexões mais duradouras. Isso é essencial para uma carreira bem sucedida. No final das contas tem a mesma base do famoso “criar networking”, mas agora vem de uma forma ressignificada.

Leia mais:

Acredito que a causa seja de que criar um networking forte, tenha caído um pouco no sentido pejorativo, como se fosse criar relações para tirar proveito delas. Já a inteligência relacional ressignifica isso colocando em pauta outras habilidades essenciais para fortalecer os vínculos, como por exemplo: a inteligência emocional, o trabalho em equipe, o intraempreendedorismo, saber se comunicar e se posicionar, além é claro, o espírito de colaboratividade.

Lembre que bons momentos de exercitar essa habilidade são, por exemplo aquela hora do coffee break de um evento que você está participando, num happy hour, naquela pausa para o café no trabalho ou até em eventos sociais mais informais. Vai depender sempre do seu foco.

E aqui vão as minhas 03 dicas para Inteligência Relacional:

  • 01 – Alimente a criação de relações duradouras, sabendo também que você faz parte do processo de troca e/ou da criação. Não é uma mão de via única.
  • 02 – Esteja disposto e disposta a compartilhar ideias e inovação, sem necessariamente receber nada em troca de imediato.
  • 03 – Fortaleça as suas relações através de assuntos que você encontra em comum com seu interlocutor. Podem ser assuntos relacionados ao trabalho e, também, ao aspecto da esfera social mesmo. Isso é a fundamental para gerar confiança mútua.


Lembre que exercitar bem a inteligência relacional lhe abre portas e cria oportunidades para a sua carreira.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos