Você deve ter aquele colega que sempre leva questões de ordem pessoal para o ambiente de trabalho. Toda semana tem um problema que parece a pessoa mais azarada do mundo. Você acha que isso atrapalha a produtividade do profissional e da equipe?
A gente sabe que é preciso muito jogo de cintura para separar os problemas da esfera pessoal do ambiente de trabalho. E se você ainda não sabe como fazer isso, pode acabar embolando o meio de campo e afetar seu desempenho.
Leia também:
Alguns profissionais se sentem à vontade para se abrirem com colegas e talvez até com o chefe quando não estão numa boa fase na vida pessoal, seja por um problema afetivo ou de ordem familiar. Mas o que seus colegas de trabalho podem fazer por você, irá afetar positivamente ou negativamente a sua credibilidade profissional? Sei que a tentativa é de se justificar diante de algum erro ou falta de dedicação, mas o melhor remédio nesses casos é se prontificar para apontar uma solução.
A questão é saber gerenciar. Sei que muitas vezes será difícil manter a concentração quando ocorre um grande problema em sua vida, mas deixar que isso afete sua esfera profissional de maneira recorrente vai afetar a sua imagem diante dos seus pares e do mercado de trabalho.
Claro que é importante lembrar que problemas visíveis, como uma questão de saúde, têm que ser compartilhados com a sua gestão, principalmente quando for grave. Lembrando que existe todo um protocolo para isso. A morte de alguém importante na sua família ou uma separação são mais aceitos num ambiente profissional, também, mas lembre que a sua tristeza não pode durar muito tempo naquela esfera. É preciso sensatez quanto ao limite.
E aqui vão as minhas 03 dicas para evitar que PROBLEMAS PESSOAIS AFETEM SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL:
- 01 – Lembre que você está lidando com colegas e um potencial networking. Trazer problemas de forma constante afeta a sua credibilidade.
- 02 – Se estiver com problemas de ordem pessoal, procure um terapeuta. Esse profissional também irá lhe ajudar a não misturar as estações.
- 03 – Da mesma maneira que é para evitar levar problemas pessoais para o trabalho, também evite levar os problemas profissionais pra sua esfera pessoal.
Para lidar com situações como essa é preciso lançar mão da inteligência emocional. Aliás, essa tem sido uma das habilidades mais requisitadas pelas empresas na hora de uma contratação.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!