Após trabalhar por décadas sem parar é difícil para algumas pessoas largarem de vez a vida profissional. Além disso, muitos aposentados recebem um valor menor que os últimos salários, visto que a aposentadoria é calculada com base na média salarial de anos anteriores ao benefício, por este e outros motivos muitos aposentados decidem continuar trabalhando.
Em pesquisa realizada pela consultoria Mercer constatou-se que 49% dos entrevistados continuam a trabalhar mesmo após a aposentadoria. Como causa, o aumento de gastos e a diminuição de renda foram os motivos mais citados. Despesas com alimentação e saúde normalmente tendem a aumentar nesta época e a condição financeira faz com que aposentados voltem ao mercado de trabalho.
Ainda segundo a pesquisa da Mercer, o mercado de trabalho está disposto a contratar estes profissionais. Assim como a nova geração de profissionais possui características que atraem o mercado, os profissionais aposentados também possuem, a estabilidade é um exemplo, visto que estes profissionais não costumam trocar de emprego.
Confira algumas dicas para aposentados que querem voltar ao mercado de trabalho ou para os que desejam aproveitar o tempo para descansar ou/e conhecer novas experiências.
Empreenda
Após anos e anos de trabalho o aposentado tem a seu favor uma experiência que poucas pessoas no mercado possuem e isso pode ser um ótimo diferencial competitivo para empreender. Estudos mostram que idosos empreendem cada vez mais e a facilidade oferecida pelo Brasil para estes negócios ajuda nesta estatística. Seja informado, aposte em seus gostos, faça diferente, estude o seu mercado e invista em algo que você goste muito de fazer.
Se especialize
Valorize sua experiência, mas nunca pense que conhece tudo. Sempre há algo em que você pode se especializar, sempre existem pontos a melhorar. Não pense nas dificuldades, entenda que tentar é a melhor maneira. Nunca deixe de aperfeiçoar seus conhecimentos, NUNCA.
Não tenha medo do novo
Caso você tenha se aposentado em uma função e queira se aventurar em outras áreas, não tenha medo, busque conhecimento e aproveita a oportunidade de poder tentar e ter alguma estabilidade caso algo dê errado. Lembre-se que sem experiência o salário pode ser mais baixo do que sua última remuneração, afinal é o começo de uma nova jornada.
Vale ressaltar que esta dica vale para os aposentados que não querem voltar ao mercado, mas que desejam descansar neste período. Aproveite, esta é a chance ideal de conhecer e experimentar coisas novas.
Faça networking
O networking ainda é uma das melhores maneiras de interagir no mercado de trabalho. Conheça pessoas novas e faça com que elas também conheçam o seu trabalho e a sua experiência, mostre que você tem capacidade e vontade de trabalhar. As redes sociais podem ajudar, mantenha as pessoas mais próximas de você e mostre suas competências a pessoas chaves.
Se ocupe
Embora muitos aposentados queiram voltar ao mercado de trabalho, a metade deles deseja descansar e experimentar o desconhecido. Muitas vezes este estilo de vida pode parecer tedioso, mas há muitas formas de fazer com que seu tempo seja proveitoso. Faça cursos, invista em programas culturais, voluntariado, entre outros. Procure realizar tarefas que lhe agradam e que sejam proveitosas para você e para outras pessoas.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade