Carregar essa característica é de extrema importância no perfil profissional, porque ela mostra que você é uma pessoa de ações. Ou seja: além de apontar soluções, coloca em prática, vai atrás e faz acontecer o que é demandado para que um projeto se realize, seja você um(a) empreendedor(a) ou um(a) profissional no mercado de trabalho.
E não adianta sair gritando aos quatro cantos o quanto você é proativo(a), essa habilidade será comprovada no dia a dia quando você mostrar, através de atitudes afirmativas, resultados provenientes da sua atuação profissional.
Leia também:
É uma questão de escolha: ou você é um mero observador ou mostra a sua capacidade de realizar e de conquistar. De que forma essa habilidade agrega valor à sua carreira?
Aqui vão 03 dicas para desenvolver e se destacar pela sua proatividade:
- Aceite desafios. Eles aprimoram o seu perfil profissional. E abrem portas para novas oportunidades.
- Tendo consciência da sua proatividade, seja paciente com relação ao reconhecimento. Isso vem a médio ou longo prazo. Mas lembre de fazer um relatório: pontuar os desafios, registrar cada passo, as estratégias e os resultados. Descreva de forma clara o que você fez e como contribuiu para a realização de um projeto.
- Certifique-se que o que você faz é relevante para a empresa que você trabalha, porque certamente será relevante para a sua carreira também.
Destacar-se pela sua proatividade, não é fácil. É preciso estar em constante movimento. Às vezes cansa. Mas isso não pode ser desculpa para desanimar, caso contrário você acaba proscratinando novas conquistas.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!