O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com 1.180 novas vagas para cursos profissionalizantes na Bahia. As incrições gratuitas iniciam nesta quinta-feira (12) de forma online.
Leia também:
O processo seletivo está com vagas para cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) nos projetos "Qualifica Mais Emprega Mais", nas modalidades de ensino presencial e não presencial (Educação à Distância - EAD), e "Novos Caminhos", na modalidade presencial.
Para o segundo semestre de 2024, serão ofertadas 1.180 novas vagas, distribuídas em 17 cursos. Cerca de 21 municípios de 20 Territórios de Identidade do Estado serão contemplados na modalidade presencial e em todo o território baiano, na modalidade EAD. O público alvo são estudante e jovens que buscam se a inserção e reinserção no mundo do trabalho.
Cursos para ‘Qualifica Mais Emprega Mais’
- Pizzaiolo
- Eletricista
- Instalador Predial de Baixa Tensão,
- Microempreendor Individual
- Assistente Administrativo
- Agente de Assistência Técnica
- Extensão Rural
- Assistente de Recursos Humanos (não presencial)
Cursos para ‘Novos Caminhos’
- Agente de Desenvolvimento Cooperativista
- Agricultor Orgânico
- Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem
- Microempreendedor Individual
- Pizzaiolo
Os cursos ofertados terão duração média de dois a quatro meses, com uma carga horária mínima de 160 horas. O processo de seleção dos candidatos inscritos entre o período de 12 a 18 de setembro, será por sorteio eletrônico, de modo aleatório e de caráter classificatório, que será realizado no dia 19 de setembro.
A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados na ampla concorrência e nas vagas reservadas será divulgada no dia 20 de setembro, no Portal da SEC.
A lista com o resultado final da seleção será publicada no dia 23 de setembro e o candidato contemplado deverá encaminhar eletronicamente, no período de 24 a 26 de setembro, para o e-mail [email protected].
Será necessário a apresentação dos seguintes documentos em arquivo anexo: cópias legíveis do RG, do CPF (ambos frente e verso), comprovante de endereço atualizado dos últimos 60 dias e do certificado e/ou histórico escolar (frente e verso), entre outros. O início das aulas está previsto para o dia 8 de outubro de 2024.
São requisitos para o candidato ingressar nos cursos profissionalizantes:
- Declarar-se integrante de família de baixa renda, com renda per capita mensal de até meio salário mínimo e/ou de até três salários mínimos totais
- Ser estudante ou egresso da rede pública de Educação, seja no âmbito federal, estadual ou municipal ou, comprovadamente, de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral
- Possuir CPF
- Não ser beneficiário da bolsa-formação estudante e/ou trabalhador em outro programa financiado com recursos do Pronatec ou equivalente.
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!