IBGE abre 48mil novas vagas em concurso para recenseadores do CENSO 2022



Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um processo seletivo simplificado complementar com 48.535 para recenseadores do Censo 2022. As inscrições, sem cobrança de taxa, devem ser feitas por meio do portal do IBGE até a próxima quarta-feira (15).

As vagas disponíveis estão distribuídas em todas as unidades do Brasil. Os único critério é nível fundamental completo. A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 30 de junho.

A função se baseia na entrevista de moradores durante a coleta, com remuneração equivalente a produção e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. Antes da contratação é feito um treinamento obrigatório.

O edital recomenda que o profissional tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais, e estimativa de salário pode ser feita neste simulador. A duração de contrato do recenseador está prevista para até três meses.

Para Bahia o IBGE disponibiliza 374 vagas em 117 municípios. No geral, o IBGE deve contratar 206.891 servidores temporários para trabalhar no censo. “Dessas vagas, 183.021 são para recenseadores, que passarão por treinamento entre os dias 18 e 22 de julho. Mais de 130 mil vagas para essa função foram preenchidas na seleção realizada em abril”, disse coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, em entrevista a Agência Brasil.

O IBGE informou ainda que as contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, “que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”.

Leia mais sobre Brasil  em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.