Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

No dia do estagiário, conheça história do estudante de jornalismo que conseguiu vaga a partir de bilhete na caixa de pizza

De motoboy à integrante da equipe do Ge Bahia, jovem aproveitou coincidência de uma entrega para criar uma oportunidade

Isla Carvalho • 18/08/2022 às 15:03 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					No dia do estagiário, conheça história do estudante de jornalismo que conseguiu vaga a partir de bilhete na caixa de pizza
Foto: Márcio Roberto

Em 2008, a Lei nº 11.788/2008 foi sancionada, tornando legal e positivo para empresa a presença do estagiário. O estágio que tem 18 de agosto como dia comemorativo, é a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Nomes como Kevin Systrom, que atualmente acumula uma fortuna de 1,9 bilhão de dólares, fizeram com que o posto daquele "que sempre leva a culpa" ganhasse uma nova perspectiva. Já que o ex-aluno estadunidense, saiu de estagiário do Twitter para criador da startup, que deu origem a rede social mais acessada do mundo: o Instagram.

Leia mais:

Histórias inspiradoras, como a do norte-americano, se tornaram ainda mais comuns. Entre elas a do estudante de jornalismo Lincoln Oriaj, de 27 anos, que buscou fazer o tão falado "network" de uma forma um tanto inusitada.

Uma segunda graduação, novos desafios e uma área que até então não tinha contatos. Quem diria que uma caixa de pizza se tornaria a oportunidade de conseguir a vaga sonhada por estudantes que querem crescer no meio esportivo?

Tudo começou durante a pandemia, quando trabalhos informais e a busca por completar a renda de alguma outra forma se tornou comum. Entre os 5,6 milhões de trabalhadores informais registrados em 2020, estava Lincoln. "Lá em 2020 eu aceitei um emprego de motoboy em uma pizzaria, daí dividia a rotina entre ele a faculdade", inicia Oriaj.


				
					No dia do estagiário, conheça história do estudante de jornalismo que conseguiu vaga a partir de bilhete na caixa de pizza
Foto: Reprodução / Instagram

Em uma das noites de entrega surgiu um pedido com um nome conhecido pelo estudante: Tamires Fukutani, a editora-chefe do Ge Bahia, portal afiliado à Rede Globo. "Era um nome muito diferente, já conhecia ela da TV, pensei comigo: 'não é possível que existam duas pessoas com esse mesmo nome e sobrenome em Salvador", contou Lincoln, que viu ali uma oportunidade de trilhar novos caminhos.

O estudante explica que pegou um post-it, escreveu seu número e um link que direcionava ao seu portfólio "Era um papel rosa e muito pequeno, o que tinha lá na pizzaria, então como não podia escrever muita coisa coloquei o básico.", mas explica nem tudo saiu como esperava.

Ao chegar na possível casa da jornalista, o primeiro obstáculo. Por conta das medidas de segurança, não poderia subir, então a caixa ficou na portaria. "Não era ela, a pessoa que recebeu a pizza era um rapaz, mas ele entrou no elevador lendo o recado, então pensei que podia ter uma chance." contou o rapaz.

Na fila de espera

A reposta não veio de imediato, apenas alguns dias depois, a mensagem de Fukutani chega ao celular de Lincoln. "Ela me respondeu dizendo que não tinham vagas no momento, mas que tinha gostado muito da minha iniciativa e guardaria meu nome. Mas não 'levei fé', por que geralmente todo mundo fala isso." brincou o estudante.

Por outro lado, Fukutani conta que a iniciativa de Lincoln de fato tinha impressionado: "Eu fiquei muito surpresa quando vi que 'a coisinha colorida' na caixa da pizza era um recado num post-it. O pensamento imediato foi: 'Tem atitude'."

Apesar do contato da editora e expectativa de um dia conseguir uma vaga, Lincoln continuou criando outras formas de estar presente no mundo esportivo. "Eu participava das coletivas dos clubes para ficar por dentro. Fui até setorista em site para torcedores do Bahia.", conta ele que possui uma foto pra lá de especial ao lado de um dos maiores jogadores de futebol do mundo: Cristiano Ronaldo.

"Nesse período, entre o primeiro contato 'via pizza' e o início do processo seletivo, lembro de ter visto o nome dele mandando perguntas ao treinador do Bahia no grupo da imprensa. Pensei: 'Ou tá trabalhando em algum lugar ou tem iniciativa, de fato'. Tamires explica que a atitude fez com o nome do estudante continuasse na memória.

E depois de alguns meses do primeiro contato, a vaga de estagiário foi reaberta e entre os nomes selecionados estavam o de Oriaj. "Para minha surpresa, a responsável pela seleção já tinha o currículo dele, o que facilitou a triagem pra incluir no processo.", afirma Tamires.


				
					No dia do estagiário, conheça história do estudante de jornalismo que conseguiu vaga a partir de bilhete na caixa de pizza
Foto: Reprodução / Redes sociais

A jornalista diz ainda que a atitude de "trabalhar por si" foi crucial para definir quem ficaria com a vaga. "Lembro que perguntei a ele, acho que na entrevista de seleção, se ele tinha mandado aquela pergunta em nome de algum veículo. E ele me disse que não, que havia tomado a iniciativa por conta própria. Aí 'deu match' na vaga.", brincou a jornalista ao contar sobre seu novo estagiário, que já caminha para o seu primeiro ano de empresa.

Assim como Lincoln, mais de 700 mil estudantes ingressam no mercado de trabalho a partir do estágio. De acordo com pesquisa divulgada no dia 10 de agosto pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), no primeiro trimestre deste ano, o Brasil tinha 726,6 mil estagiários. E o estudante ainda deixa um recado para aqueles que seguem em busca do primeiro estágio:

"Foco no objetivo e persistência para alcançá-lo. Não adianta desistir depois da primeira negativa, a oportunidade vai aparecer e é preciso estar preparado para aproveitar."

Lincoln Oriaj

*Sob supervisão da repórter Claudia Callado.

Leia mais sobre Empregos em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos