iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

A arte de representar e aprender um novo idioma

foto autor

24/11/2009 às 15:33 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:08 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

5º edição do Drama Club, realizado pela Cultura Inglesa, promove inclusão de novos talentos ao elenco dos aprendizes da língua inglesa através do teatro

Chegou a hora de veteranos e amadores do teatro, aprendizes da língua inglesa, encararem o grande desafio. Eles integram o núcleo de atores da 5ª edição do projeto Drama Club, promovido pela Cultura Inglesa, e vão encenar duas montagens clássicas em um único idioma, o inglês. Depois de dois semestres de treinamento e oficinas teatrais, alunos e bolsistas do projeto sobem ao palco do Teatro da Aliança Francesa (Ladeira da Barra), no próximo dia 26, para apresentar os espetáculos The Wizard of Oz (O Mágico de Oz) e Mamma Mia . O evento é aberto ao público e acontece a partir das 19h.

“A relação que o teatro propõe, ao criar um espaço de expressividade, favorece a comunicabilidade, a interação com o outro e o aprendizado”, explica a atriz e coordenadora do projeto, Deborah Moreira. Neste semestre, 25 alunos participam dos espetáculos didáticos que fazem da arte de representar um instrumento lúdico em prol do aprendizado da língua inglesa. Entre as 10 crianças, que irão encenar a peça infantil, e os 15 adultos, estão bolsistas que também tiveram a oportunidade de integrar o projeto, junto com alunos da Cultura Inglesa. “Tivemos um excelente resultado com a inclusão de alunos de fora da instituição no ano passado e neste ano não foi diferente. Os bolsistas se dedicam às aulas e acabam estimulando ainda mais a participação dos outros alunos”, explica Deborah Moreira.

O projeto - Através de jogos lúdicos, dramáticos e cooperativos e de exercícios teatrais, as aulas do Drama Club contribuem para o desenvolvimento da expressividade e criatividade dos alunos, estimulando talentos e a educação cultural através da vivência e da apreciação artística. “No primeiro semestre, as aulas acontecem em português. Por isso, pessoas com qualquer nível de conhecimento do inglês podem participar da seleção”, acrescenta Moreira.

O clímax do projeto acontece no segundo semestre, quando os alunos-atores se preparam para o desafio de subir ao palco para interpretar o espetáculo final, com todas as falas em inglês. “A participação de cada um na peça é adequada ao conforto com o idioma. E isso é algo que independe do nível de conhecimento do idioma. Às vezes, um aluno de uma turma iniciante pode ousar muito mais no palco do que alguém que já esteja em um nível bem mais avançado”, compara.

Leia também:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento