Voltar ao peso ideal requer disciplina, boa alimentação e amamentação |
O primeiro passo importante é continuar amamentando. O gasto calórico ao amamentar a cada três horas é um gasto significativo de 500 calorias, "isso pode significar uma perda de até 1 quilo por mês", explica a nutricionista Eleonor Ribeiro. E aquela barriguinha de gravidez que fica logo após o parto? Essa também pode ser eliminada por conta da amamentação. "Na prática é liberada a oxitocina, um hormônio que ajuda ao útero a voltar ao normal", pontua a nutricionista.
Outra atitude importante é beber água, e líquidos saudáveis em geral, que também vai auxiliar no processo de 'fazer mais leite'. Neste contexto, não estão inclusas as bebidas alcoolicas e refrigerantes.
Uma alimentação saudável também é recomendada, tanto para o bebê, quanto para a mãe. Nesse sentido é importante evitar alimentos gordurosos e industrializados.
E antes de voltar a malhação, esse item que é tão importante para entrar em forma, o conselho é consultar o médico. "No período pós-parto, o corpo ainda não está preparado para alguns exercícios. Há uma enfraquecimento nas articulações, na região pélvica, os seios estão maiores e mais pesados", explica o educador físico e personal trainer, Ivan Fonseca. Então o ideal é consultar o médico e verificar quais atividades estão liberadas e se possível procurar profissionais especializados em exercícios para gestantes e pós-gestantes. "É importante buscar alguém que conheça a fisiologia após a gestação, afinal são muitas mudanças que ocorrem no corpo da mulher e entendê-las ajudará no emagrecimento e na saúde. Quanto as atividades, as funcionais e o pilates são recomendadas para os primeiros meses pós-parto", orienta.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade