Após longo período de restauração, finalmente será reinaugurado o monumento em homenagem a um dos maiores pintores da Bahia. A cerimônia de entrega do 'Busto de Presciliano Silva' acontece nesta terça-feira (25), às 10h, no Palácio da Aclamação, ao lado do Passeio Público. O evento integra a programação do Festival da Cidade, que reúne atividades em celebração ao aniversário de 465 anos da capital baiana. O busto de bronze em homenagem a Presciliano Silva foi inaugurado em 1996, um ano após a morte do ilustre pintor e professor, e levava em seu pedestal a inscrição: "O dom de perdurar é apanágio dos santos e dos artistas". Em fevereiro de 2006, a obra do escultor Ismael de Barros foi roubada e ao ser encontrada precisou ser restaurada devido às ações de vandalismo.
Leia também:Do Pelô ao Abaeté: confira roteiro cultural preparado pelo iBahia para curtir Salvador Selo Literário João Ubaldo Ribeiro é lançado na Academia de Letras da Bahia Até o final de 2016, a Fundação Gregório de Mattos promete recuperar 100 obras. Com orçamento de R$ 2,5 milhões, a expectativa é que 40 fiquem prontas até o final deste ano, através do Programa Fontes e Monumentos. Ainda estão previstas as restaurações da Fonte do Tororó (Tororó), das estátuas de Tomé de Sousa (Praça Municipal) e do Cristo (Barra), além do Cetro da Ancestralidade (Rio Vermelho).
Presciliano Silva, o artista Considerado o melhor pintor baiano da primeira metade do século XX, Presciliano Silva foi aluno na Academia de Belas Artes da Bahia, onde também lecionou e recebeu o título de Professor Emérito em reconhecimento à sua dedicação ao ensino da arte. Além da Bahia, expôs também no Rio de Janeiro e em São Paulo, sendo sua última exposição lançada aos 80 anos, no Museu de Arte Sacra, em 1961. Atualmente, o Museu de Arte da Bahia abriga um acervo com cerca de cinco mil peças, entre elas as telas de Presciliano, famoso por pintar interiores, igrejas e claustros.