Os artistas baianos Carlinhos Brown e Margareth Menezes, fundadores das ongs Fábrica Cultural e Pracatum, respectivamente, assinam convênios nesta terça-feira (30), com o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção. Através da parceria entre o governo do Estado e as entidades, serão desenvolvidos projetos sociais voltados aos moradores de baixa renda de vários bairros de Salvador. A solenidade acontece às 11 horas, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital.
O objetivo é implementar cursos de formação e qualificação profissional para jovens de idade entre 16 e 24 anos. Os projetos terão como sede os bairros da Ribeira e do Candeal, locais de origem dos cantores. A Fábrica Cultural atenderá jovens da região de Itapagipe, com capacitações nas áreas de artesanato, produção cultural, comunicação e informática. Ao final das atividades, os jovens serão certificados como agentes de desenvolvimento comunitário, executando ações que beneficiarão suas próprias comunidades.
Para este projeto, um protocolo de intenções já tinha sido assinado no mês de setembro. Na mesma lógica vai atuar a Pracatum, no bairro Candeal de Brotas, promovendo a inclusão sócio-produtiva de jovens por meio de oficinas de reciclagem, rádio comunitária e de comunicação e tecnologia. Também vai ser oferecida assistência psicossocial às famílias dos beneficiários do projeto.
As ações beneficiarão cerca de mil jovens, com investimento na ordem de R$ 1,5 milhão, recurso oriundo do Programa Jovens Baianos, do governo do Estado. A iniciativa vai possibilitar a criação de uma rede de parcerias com escolas e ou outras instituições sociais, para a realização de cursos de complementação escolar.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!