Começou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, o Cinema no Passeio - projeto realizado pelo Ponto de Cultura Teatro Vila Velha com patrocínio do Banco do Brasil que transforma o Passeio Público, no centro da cidade, em um cinema ao ar livre. Até o domingo (21/12) contam-se 7 dias de programação ininterrupta, sempre às 18 horas, com pérolas do cinema nacional de todos os tempos em exibições gratuitas.
Os filmes estão em formato digital – com áudio e imagem melhorados no caso dos filmes mais antigos. Dentre os selecionados, estão obras como Samba Riachão; Baile Perfumado; Cinema, Aspirinas e Urubus; Janela da Alma e Deus e o Diabo na Terra do Sol (veja programação completa e sinopses abaixo). O projeto abre espaço também para os diretores baianos com a exibição de curtas realizados nos últimos anos no estado, sempre antes da exibição dos longa-metragens.
O acervo do projeto possui mais de 120 títulos brasileiros, a maioria deles adquirido graças à parceira firmada entre o Ponto de Cultura Teatro Vila Velha e a Programadora Brasil, entidade ligada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Os freqüentadores, trabalhadores, estudantes e moradores do centro de Salvador e bairros adjacentes ganham uma opção de lazer e reflexão. A cidade ganha uma alternativa de qualidade para diversificar sua agenda cultural.
PROGRAMAÇÃO:
DIA 15 - SEGUNDA
Curta: O Flautista, de Matheus Vianna
Longa: Samba Riachão (2001)
De Jorge Alfredo
Duração: 86 minutos
Sinopse: Aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB. Com depoimentos de Dorival Caymmi, Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Armandinho, Carlinhos Brown, Bule Bule, Daniela Mercury e muitos outros.
DIA 16 - TERÇA
Curta: Carcará, de Marcelo Vitz
Longa: Baile Perfumado (1998)
De Lírio Ferreira e Paulo Caldas
Duração: 93 minutos
Sinopse: Cinebiografia do libanês Benjamim Abrahão, o único a filmar Lampião e seu bando. O filme mostra desde a morte do Padre Cícero até a morte de Lampião e enfoca o aburguesamento do cangaço e a modernização do Sertão.
DIA 17 - QUARTA
Curta: Além do Jardim, de Fabíola Aquino
Longa: Por Trás do Pano (1999)
De Luiz Villaça
Duração: 90 minutos
Sinopse: Na São Paulo de hoje, cinco pessoas muito especiais vivem suas histórias por trás do pano. Helena, uma jovem atriz em ascebsão, com muito talento e insegurança, é convidada para viver o grande desafio de sua carreira. Ela é casada com Marcos, um artista plástico que brinca o tempo todo com os medos e os jogos de ciúme de sua mulher. A partir do momento em que Helena começa a se relacionar com Sérgio, um diretor e ator famoso, casado com Laís, um arquiteta bonita e ciumenta, as vidas dos dois casais se misturam e eles passam a viver momentos de dúvidas, de humor e descobertas.
PROGRAMAÇÃO:
DIA 18 - QUINTA
Curta: 13 de Dezembro, de Daniel Fróes
Longa: O Homem que virou suco (1979)
De João Batista de Andrade
Duração: 97 minutos
Sinopse: A história segue Deraldo, um poeta popular nordestino recém chegado a São Paulo, onde tenta sobreviver de sua poesia e folhetos. Confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão, é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão. Através de Deraldo, o filme acompanha o caminho do trabalhador migrante numa cidade grande: a construção civil, os serviços domésticos e subempregos sujeitos à violência e à humilhação. E segue a luta de Deraldo para reconquistar sua liberdade e preservar sua identidade.
DIA 19 - SEXTA
Curta: Animações de diversos diretores brasileiros
Longa: Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)
De Marcelo Gomes
Duração: 99 minutos
Sinopse: 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio 'milagroso'. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.
DIA 20 - SÁBADO
Curta: Recuperando a Inocência, de Isolda Libório
Longa: Janela da Alma (2001)
De João Jardim e Walter Carvalho
Duração: 73 minutos
Sinopse: A partir da ansiedade daqueles que 'pouco' enxergam, o documentário faz um ensaio poético e bem humorado sobre o que é olhar. Depoimentos como o do escritor José Saramago, do músico Hermeto Pascoal , do cineasta Wim Wenders e do fotógrafo cego Bavcar ilustram a dificuldade de ver as coisas como elas são.
DIA 21 - DOMINGO
Curta: Cega Seca, de Sofia Federico
Longa: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
De Glauber Rocha
Duração: 110 minutos
Sinopse: Revoltado contra a exploração de que é vítima por parte do coronel Morais, o vaqueiro Manuel mata-o durante uma briga. Começa então a fuga de Manuel e de sua esposa Rosa, que são perseguidos por jagunços até se integrarem aos seguidores do beato Sebastião, no lugar sagrado de Monte Santo. Ao mesmo tempo, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço dos latifundiários e da Igreja Católica, extermina os seguidores do beato, o que faz com que o casal tenha de continuar fugindo e se encontre com Corisco, cangaceiro remanescente do bando de Lampião.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!